Seminário • Práticas permeáveis: a Incerteza como metodologia
29 Oct 2016 - 29 Oct 2016
15:00 - 18:30
Pavilhão da Bienal • Lounge (1º subsolo)

A fim de cultivar um espaço de intercâmbio, aprendizagem e diálogo, a equipe curatorial da 32ª Bienal compartilha o processo de trabalho, pesquisa e desenvolvimento de INCERTEZA VIVA em uma conversa com o público, equipes da Fundação Bienal de São Paulo, integrantes e tutores da oficina Práticas Permeáveis: Curadoria e Educação (uma parceria com o SESC-SP) e membros da rede internacional Another Roadmap.

O objetivo do encontro é cruzar visões e metodologias para pensar curadoria e educação a partir do contexto da 32ª Bienal de São Paulo. A conversa será organizada em um formato circular e aberto à interlocução. A programação é estruturada a partir de três tópicos que pautam o processo de desenvolvimento da 32ª Bienal de São Paulo: pesquisa, expografia e público.

Indispensável a inscrição via formulário
Evento conduzido em Inglês e Português (tradução simultânea para o Português)

Programação

15h - 16h | Pesquisa: trilhas, derivas e encontros

Com 70% de obras comissionadas, Incerteza Viva foi construída por meio de um processo coletivo de pesquisa que envolveu artistas e interlocutores de diferentes áreas e formações. Os curadores apresentam as metodologias empregadas e as questões que surgiram neste processo.

16h15 - 17h15 | Expografia: percebendo entornos

Longe de eixos e categorias rígidas, a expografia, desenvolvida com o escritório Álvaro Razuk Arquitetura, foi pensada de forma que temas e ideias possam ser tecidos livremente em um todo integrado e estruturado em camadas.

17h30 - 18h30 | Público: interlocutor

As discussões sobre curadoria e mediação se cruzam no que tange o trabalho direto e voltado aos públicos. Durante as falas dos curadores, serão abordados os projetos de publicações, o audioguia #camposonoro, o programa educativo, a construção do site e acessibilidade na exposição.

Veja mais sobre os curadores da 32ª Bienal

Apoio

Pro Helvetia
ZhdK Zurich University of the Arts
ArtEDU Stiftung
Mercator Foundation Switzerland