menu
  • Arquivo
20 Março 2015
O desafio audiovisual
Conservadora do Arquivo Bienal examina os riscos do patrimônio cultural sonoro e visual

O patrimônio cultural sonoro e visual enfrenta grandes riscos ao redor do mundo. Além da fragilidade e especificidade desses suportes, há a iminência da obsolescência. Onde conseguimos ver uma fita U-Matic? Ou mesmo uma VHS? Quem tem esses equipamentos em suas instituições? Eles ainda funcionam? Há como repará-los quando quebram? 

Consevador da Fonoteca Nacional do México em ação. Foto: Giselle Rocha

Exatamente por esses suportes já estarem com sua vida contada – não há dúvida de que não terão acesso no futuro, só não se sabe em quanto tempo isso acontecerá –  a digitalização tem sido vista como uma ação importante  para promover o acesso e preservar estes conteúdos para futuras gerações. 

No entanto, para que essa resolução seja tomada, é necessário muito planejamento. Ao gerar arquivos digitais, outras ações de preservação devem ser implementadas, que requerem infraestrutura, metodologia e capacitação específicas. Ou seja, é preciso conhecer as coleções, entendê-las, e assim estabelecer metas e prioridades, traçar projetos, orçamentos e sistematizar tais ações. Só depois do entendimento de uma coleção é possível avaliar fatores como riscos, custos e fazer projeções futuras.

É com consciência desse risco e percepção da necessidade de formar os profissionais que trabalham com esses acervos que o ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property) – organização não governamental dedicada à preservação do patrimônio cultural mundial – promove, desde 2007, o SOIMA, Sound and Image Collections Conservation.

Fotos: Participantes SOIMA-LATAM

Em 2014 aconteceu a edição SOIMA-LATAM, no México, organizado conjuntamente pelo ICCROM, CNCPC-INAH (Coordinación Nacional de Conservación del Patrimonio Cultural) e ENCRyM-INAH (Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía) especial para os profissionais que trabalham em acervos latinoamericanos, e eu estive entre os 15 selecionados, representando o Arquivo Histórico Wanda Svevo. Foram duas semanas de curso intensivo, com aulas com especialistas das mais diversas áreas, tratando de preservação de fotografias, vídeo e áudio, digitalização e preservação digital, gerenciamento de coleções e planejamento para responder a desastres.

Aula de identificação de processos fotográficos, com a professora Fernanda Valverde. Foto: Giselle Rocha

Além da troca com grandes especialistas nos temas – em especial nas questões de preservação digital – foi de fundamental importância a rede de contatos estabelecida com os profissionais da América Latina. Entender em que momento estamos, como temos solucionado questões em cada acervo, como lidamos com a falta de recursos e investimento para a preservação do patrimônio, comum a todos esses países.

Fotos: Participantes SOIMA-LATAM

Saímos do México com a promessa de continuar essa parceria, na esperança de que ela nos gere muitos frutos no que tange à geração e circulação de conhecimento. 

Para o trabalho diário no Arquivo Bienal, todos nos beneficiamos. O aprendizado do curso e todas as portas que ele abre nos servem de alicerce para continuar o trabalho de diagnóstico e catalogação dos acervos, e para consolidar os protocolos de digitalização e políticas de preservação dos acervos digitais. Estes são passos fundamentais para a estruturação do trabalho e para cumprir o planejamento que temos para os próximos anos.

Confira aqui ou aqui alguns exemplos do acervo do Arquivo Bienal.

Em tempo, o Soima será realizado este ano na Bélgica no segundo semestre. Clique aqui para mais informações.

__________________________________

Giselle Rocha é conservadora do Arquivo Bienal. Mestre em artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, na linha de pesquisa Criação, Crítica e Preservação da Imagem.

33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
28 Outubro 2016