menu
  • Arquivo
01 Julho 2015
Projeto Acervos trata documentação do Arquivo Bienal
© Arquivo Histórico Wanda Svevo / Fundação Bienal de São Paulo
A todo vapor e com equipe ampliada, projeto realiza tratamento integrado do Arquivo Histórico Wanda Svevo e prevê criação de instrumento de pesquisa de inventário.

Em andamento e a todo vapor desde maio deste ano, o Projeto Acervos propõe um tratamento integrado da documentação do Arquivo Histórico Wanda Svevo - o Arquivo Bienal.

Entre junho de 2014 e fevereiro de 2015 a Bienal realizou, em parceria com a Grifo - Projetos Históricos e Editoriais, um diagnóstico da documentação textual do Arquivo, produzindo uma cronologia detalhada dos eventos, lista de identificação sumária da documentação e um plano de classificação preliminar. Dando continuidade a este trabalho, está prevista a criação de um instrumento de pesquisa de inventário, aperfeiçoando o plano de classificação, o que facilitará o acesso e o atendimento à pesquisa.

No início de 2015, a Bienal adequou o espaço físico para a incorporação de nova equipe no Arquivo - resultado de um processo seletivo que recebeu mais de 2 mil inscrições. Foram selecionados 27 profissionais, entre documentalistas, arquivistas, bibliotecários, pesquisadores e estagiários. Desde maio, a equipe vem trabalhando na ordenação do acervo, separando material não identificado e reunindo os diferentes formatos e suportes que serão trabalhados pelas equipes de documentação textual, iconográfica, audiovisual, banco de dados, biblioteca, clipping e dossiês de artistas.

A equipe de documentação textual iniciou a aplicação do Plano de Classificação, assim como a de documentação iconográfica partiu da ordenação das ampliações fotográficas. Os pesquisadores realizam a revisão do banco de dados e o núcleo de gestão documental já começou as entrevistas com as equipes da Fundação. A Biblioteca vem sendo organizada com a ajuda dos estagiários, que estão realocando catálogos, livros e fôlderes e separando o material para catalogação.

Como parte do plano de estágios, teve início, em junho, o Grupo de Estudos das Bienais visando introduzir e aprofundar o conhecimento histórico da Bienal de São Paulo. A ideia é que, a cada semana, uma edição da Bienal seja estudada e, a partir do conhecimento gerado, seja criado um documento de estudos aprofundados sobre as exposições.

imagens: ©Arquivo Histórico Wanda Svevo / Fundação Bienal de São Paulo

33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
28 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
18 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
17 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
06 Outubro 2016