menu
  • Arquivo
08 Março 2016
Bienal de São Paulo promove conversa sobre sua história
Encontro aberto marca o encerramento de uma das etapas do Projeto Acervos, desenvolvido no Arquivo Histórico da instituição

No dia 23 de março, a Fundação Bienal promove um debate informal sobre a história das bienais já realizadas e sobre questões que atravessam a trajetória da instituição. O encontro será conduzido por jovens pesquisadores, documentalistas e estagiários  do Projeto Acervos, iniciativa realizada com o apoio do ProAc/Secretaria da Cultura e patrocínio Gerdau a fim de promover o tratamento, preservação e difusão da documentação reunída no Arquivo Histórico Wanda Svevo.

Voltado para estudantes, pesquisadores, historiadores da arte, professores e interessados em geral Encontro Aberto - Conversa sobre as Bienais de São Paulo abordará questões relativas às 31 edições, de 1951 a 2014, além dos eventos que antecederam  sua criação. Serão discutidos, entre outros assuntos:

  • Relações institucionais, do MAM à Fundação Bienal de São Paulo: relações entre a Bienal de São Paulo e outras instituições como a Bienal de Veneza, o MoMA, o MASP.
  • Curadoria, relações internacionais, júris e premiações: a transformação do papel do curador nas Bienais, dos diretores artísticos, passando pelas comissões de arte e cultura aos júris de seleção e premiação.
  • Transformações e reestruturações da Bienal: mudanças na estrutura do evento e da instituição
  • Exposições: os artistas e obras que se destacaram, o uso do pavilhão e a visitação das Bienais.

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas via formulário online 

Na sequência deste encontro, a Fundação Bienal irá desenvolver, ao longo do ano, outras ações com o objetivo de compartilhar pesquisas sobre sua história e processos de trabalho com estudantes, pesquisadores, jovens interessados em se aproximar da arte contemporânea, buscando também parcerias com outras instituições e universidades.

 Voltado para estudantes, pesquisadores, historiadores da arte, professores e interessados em geral Encontro Aberto - Conversa sobre as Bienais de São Paulo abordará questões relativas às 31 edições, de 1951 a 2014, além dos eventos que antecederam  sua criação.

Sobre o Projeto Acervos

Iniciado em 2015, o  projeto consiste no desenvolvimento de ações integradas para organização, catalogação e disponibilização das informações sobre a documentação e eventos realizados pela Fundação Bienal de São Paulo, além do desenvolvimento de um banco de dados online, definindo, durante sua realização, políticas para gestão, preservação e acesso contínuos aos acervos do arquivo.

Sobre o Arquivo Histórico Wanda Svevo

Com mais de um milhão de documentos envolvendo a realização das bienais de São Paulo e seus desdobramentos na história, o Arquivo Histórico Wanda Svevo, ou Arquivo Bienal, é um dos mais importantes repositórios documentais sobre a produção  moderna e contemporânea na América Latina. Mais do que valorizar seu acervo e memória, a Fundação Bienal entende o arquivo como ferramenta chave para pesquisa e vem trabalhando para transformá-lo num centro de documentação artística sem equivalentes no Brasil. A cada ano, o arquivo atende pesquisadores de mais de 20 países.

  

Encontro Aberto - Conversa sobre as Bienais de São Paulo
23 de março, quarta-feira • 18h - 20h
Pavilhão da Bienal, 1º pavimento. Parque Ibirapuera, portão 3, entrada pela Portaria da Fundação.
Mais informações: difusao@bienal.org.br

32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
28 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
18 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
17 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
06 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
05 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
23 Setembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
23 Setembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Setembro 2016