menu
  • 32ª Bienal
05 Outubro 2016
Seções de Kalevala com Pia Lindman
A artista convida o público a uma terapia de alinhamento ósseo baseada em uma antiga prática médica finlandesa

Para a #32bienal, a artista Pia Lindman construiu Nose, Ears, Eyes [Nariz, orelhas, olhos], uma cabana de barro usando técnicas tradicionais brasileiras de construção (pau-a-pique), localizada dentro do Pavilhão da Bienal. Funcionando simultaneamente como um gerador de oxigênio natural e um habitat coletivo simbiótico, esta cabana abriga microbiomas, cerimônias, sessões de improviso e de cura, entre outros encontros que convidam o público a explorar aspectos míticos e científicos dos processos vitais.

Semanalmente, a artista pratica sessões de Kalevala com os visitantes da #32bienal, um tratamento de alinhamento ósseo ensinado apenas na Finlândia, pela associação médica Kansanlääkintäseura. Ao dar terapias de cura, Pia Lindman detecta energia em forma de halos, movimentos e bloqueios na pessoa que está sendo tratada. Às vezes, esses fluxos de energia aparecem para a artista como diferentes cores, formas, animais e outras figuras vivas. Essas aparências são a base dos desenhos em nanquim e pastel que ela faz durante um tratamento. Embora sejam pinturas, a artista prefere chamá-las de diagramas.

Pia Lindman descreve como veio a estudar a prática: “Há um ano tive um sonho em que eu podia ver os ossos das pessoas vivas e segui a memória desse sonho fazendo uma aula de alinhamento ósseo Kalevala. Assim que eu me sentei e pus os meus dedos em volta dos pés de uma pessoa que esperava ser tratada, eu me reconectei com a sensação que tive naquele sonho. Para mim, a Kalevala é um acontecimento criativo, em que a pessoa sendo tratada, eu e uma ideia comunal de cuidado e colaboração nos unimos. Realizar o tratamento é ler a linguagem particular de um corpo. Eu me aproximo de uma realidade muito minuciosa e verdadeira da vida: ossos, ligamentos, células, fluidos, e também da vontade e da emoção. Se existe um mistério da vida, posso sentí-lo mais intensamente nesses momentos”.

As seções acontecem às quartas-feiras no espaço Nose, Ears, Eyes (Pavilhão da Bienal • 2º piso), às 11h e às 15h. A artista conta com a participação do músico Eduardo Brechó para tratamentos sonoros. 

Verifique a programação diária da #32bienal disponível nos balcões de atendimento para confirmar os dias de atividade.

Agendamento

As seções de Kalevala têm duração de 2 horas.

As seções serão realizadas com os visitantes da exposição via agendamento prévio nos dias marcados para a atividade.

O agendamento deve ser feito presencialmente no balcão de atendimento localizado em frente ao MAM - entrada principal da #32bienal.

Será respeitada a ordem de chegada dos visitantes para o agendamento.

A tolerância de espera do visitante agendado é de 10 minutos.

Em caso de não comparecimento ao local da obra no horário marcado, o próximo visitante agendado (lista de espera) será acionado via telefone.

Pré-requisitos para comparecer às seções de Kalevala

O visitante não pode estar sob influência de drogas ou álcool.

O visitante deve informar se tem ou já teve problemas cardíacos.

O visitante poderá estar trajando roupa íntima ou de banho durante o tratamento.

O visitante deve estar com aparelhos eletrônicos e celulares desligados.

A seção é individual, não sendo permitida a entrada de acompanhantes no espaço durante o tratamento.

33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
28 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
18 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
17 Outubro 2016
32ª Bienal de São Paulo
06 Outubro 2016