Qual o horário de funcionamento do Parque do Ibirapuera?
Todos os dias, das 5h às 0h. De acordo com a nova gestão do parque os veículos de passeio podem entrar até as 22h e sair até as 24h. Após as 22h, somente com credencial do evento e acompanhado de um produtor do mesmo com a lista de convidados no portão 3.

Quais os horários para carga e descarga de caminhões?
Todos os dias das 21h às 5h.

Caminhões de pequeno porte (vans, vucs, sprinters, kombis e caminhonetes) podem entrar em qualquer horário?
Das 5 às 21h é possível entrar sem autorização. Das 21h às 5h é necessário enviar relação contendo nome da empresa, placa do caminhão e nome do motorista para os contatos listados no final desta página.

Existe autorização específica para entrar no parque? 
Após o horário de fechamento do parque (22h – 5h), somente veículos previamente credenciados pela Coordenação de Eventos do Parque do Ibirapuera são autorizados. A comunicação deve ser feita com antecedência mínima de 24 horas.

Existe local reservado para carga e descarga no Pavilhão da Bienal?
Para montagem nos 1º, 2º e 3º pavimentos, deve-se usar o bolsão da rampa externa. Para montagem no 1º pavimento, deve-se usar o bolsão da Praça das Bandeiras. Para montagem simultânea em todos os pavimentos poderão ser utilizados ambos os bolsões. Para montagem no Lounge Bienal, somente poderão ser utilizadas as rampas de acesso ao local.

Qual a providência necessária para uso dos bolsões de carga e descarga?
Disponibilizar segurança 24 horas nas correntes de acesso aos bolsões responsável pelo controle de entrada e saída dos veículos credenciados.

Existe estacionamento exclusivo para expositores?
Não. O estacionamento do Parque do Ibirapuera é administrado pela Zona Azul (CET).

Existe estacionamento exclusivo para promotores?
No bolsão de carga e descarga da rampa externa é permitida a permanência de, no máximo, 10 (dez) veículos, que deverão portar credencial emitida pela Coordenação de Eventos do Parque do Ibirapuera.

Caminhões podem permanecer no parque nos horários restritos?
Todos os caminhões deverão sair do parque até as 5h – horário de fechamento do parque. Caso permaneçam, serão multados pela CET e pela SVMA por descumprimento do Termo de Responsabilidade assinado entre as partes.

Quais os horários permitidos para montagem e desmontagem dos eventos no Pavilhão da Bienal?
Dentro do pavilhão não há restrição de horário. Montagem e desmontagem podem ser feitas 24 horas por dia.

Posso utilizar gás GLP dentro do pavilhão?
Não.

Existe lugar específico para a produção de alimentos?
Somente na área específica do mezanino, desde que o mesmo seja locado.

Nos demais pavimentos são permitidos produção e manuseio de alimentos?
Somente pré-aquecidos em fornos, micro-ondas e rechô. Não há ponto de água e esgoto nos demais pavimentos.

Empresas de alimentação devem ter alguma licença específica para operar no pavilhão?
Sim. A empresa do ramo de alimentação deve estar em situação regular em suas atividades, principalmente com a ANVISA/COVISA.

A cozinha do pavilhão deverá ser dedetizada?
Sim. Pela empresa de alimentação que estiver operando no evento.

Em caso de danos às estruturas do pavilhão, quem deverá arcar com os custos?
O cessionário.

Existem valores previamente estabelecidos que possam ser cobrados em caso de danos?
Sim. Todos constam nas Normas de Utilização do Pavilhão. Em caso de danos não relacionados, apresentaremos ao cessionário 3 (três) orçamentos e cobraremos o menor valor.

O pavilhão possui sistema de internet sem fio?
Não. Se for de interesse do promotor, o mesmo deverá ser instalado durante a montagem e desinstalado durante a desmontagem do evento.

O pavilhão possui pontos de telefonia?
Sim. A locação de linhas temporárias para eventos deverá ser feita diretamente pelo promotor na empresa de telefonia local.

Qual o pé-direito do Pavilhão Bienal?
- Lounge Bienal: 3,8 m
- Sob o mezanino: 2,9 m
- No restante do pavimento térreo: 7,35 m
- No 1º pavimento: 3,85 m
- No 2º pavimento: 4,95 m
- No 3º pavimento: 4,95 m
Obs.: Atentarem o percurso das calhas de energia as quais deverão ser desconsideradas na metragem final.

Qual a voltagem do pavilhão?
Trifásico, 220/127v.

Qual a disponibilidade de demanda de kVA do pavilhão para eventos?
2.500 kVA em transformadores, com demanda limitada contratada junto à concessionária AES Eletropaulo em 600 kW.

Em caso de carga superior a disponibilizada pela concessionária de energia como devemos proceder?
A carga complementar deverá ser suprida com o uso de Grupo Moto Gerador (GMG).

Caso não haja uso de Grupo Moto Gerador (GMG) e, em caso de estouro de demanda, qual a penalidade?
A cobrança, além do valor da demanda utilizada, é de 200% de multa sobre o valor da demanda ultrapassada, além do consumo em kWh.

Qual o tipo de ponto de energia disponível no pavilhão?
Quadros disponíveis ao longo do pavilhão com 2 (duas) tomadas padrão STECK de 63A/cada.

Quais os sistemas contra incêndio disponíveis no pavilhão?
O Pavilhão Bienal possui: alarmes, detectores de fumaça, hidrantes, 4 saídas de emergência (escadas e uma rampa externa).

O pavilhão possui bebedouros de água?
Não. Apenas pontos para instalação na entrada de todos os sanitários.

O pavilhão possui telefones públicos?
Sim. Inclusive para pessoas portadoras de deficiência física e auditiva (somente no 1º pavimento)

Quantos sanitários há no pavilhão?
Térreo:
1 sanitário masculino (com acessibilidade) com 4 cabines;
1 sanitário feminino (com acessibilidade) com 6 cabines;

Mezanino (cozinha):
1 sanitário masculino (sem acessibilidade) com 1 cabine e chuveiro;
1 sanitário  feminino (sem acessibilidade) com 1 cabine e chuveiro;
1º pavimento: 1 sanitário masculino (com acessibilidade) com 6 cabines;
1 sanitário feminino (com acessibilidade) com 9 cabines;

Posto médico:
1 sanitário masculino (sem acessibilidade) com 2 cabines;
1 sanitário feminino (sem acessibilidade) com 2 cabines;

2º pavimento/rampa:
1 sanitário masculino (com acessibilidade) com 6 cabines;
1 sanitário feminino (com acessibilidade)  com 9 cabines;
2º pavimento/fundos: 1 sanitário masculino (sem acessibilidade) com 3 cabines;
1 sanitário feminino (sem acessibilidade) com 3 cabines;

3º pavimento/rampa:
1 sanitário masculino (sem acessibilidade) com 4 cabines;
1 sanitário feminino (sem acessibilidade) com 4 cabines.

O pavilhão possui reservatório de água? Qual sua capacidade?
Sim. Capacidade de 60 m³ e deverá ser abastecido pelo cessionário em caso de falta de água. A capacidade é de 180 m³ de reserva de incêndio.

O pavilhão possui Grupo Moto Gerador (GMG) e qual a sua capacidade?
Sim. Capacidade de 380 kVA (somente para luz de emergência).

Podemos utilizar as estruturas do pavilhão para fixação de banners, comunicação visual, equipamentos, iluminação cenográfica e outros elementos decorativos?
Deverá ser levantado qual o tipo de material, peso e demais particularidades quando da realização de visita técnica.

Existe local para permanência de máquinas de ar condicionado próximas ao pavilhão?
Sim. Nas laterais do edifício (exceto no estacionamento destinado aos funcionários).

Existe local para permanência de Grupos Moto Geradores?
Sim. No bolsão da rampa externa.

Posso fazer algum tipo de perfuração no piso, paredes, colunas e laje?
Não.

Posso pintar o pavilhão de outra cor que não sejam as originais?
Não.

Em caso de pintura de paredes, colunas, guarda-corpos e laje, qual a tinta específica?
Suvinil acrílica branca fosca.

Em caso de pintura do piso das rampas, qual a tinta específica?
Novacor piso cinza chumbo.

Devo manter uma equipe interna para solucionar casos emergenciais?
Sim. A equipe deverá ser composta por oficiais de elétrica, hidráulica, pintura, bombeiros, seguranças e posto médico completo com ambulância UTI equipado conforme normas técnicas.

Quando tais equipes deverão estar a postos?
A partir do momento da vistoria de entrega até a vistoria de devolução do pavilhão.

No momento da vistoria de entrega, como deve estar o pavilhão?
Varrido, lavado, pintado (condição obrigatória de devolução).

Se houver alguma imperfeição na entrega ou na devolução, como é feito o registro?
O registro é feito no anexo do termo de vistoria de entrega e devolução, que passa a ser parte integrante do TCA.

Como se dão as visitas técnicas ao pavilhão?
Em dias úteis e em horário comercial com 24h de antecedência, via e-mail: valdomiro.neto@bienal.org.br larissa.diciero@bienal.org.br 

Posso fazer registros fotográficos do pavilhão durante as visitas técnicas?
Somente quando autorizado pelo cessionário que estiver ocupando o pavilhão. Se o mesmo estiver livre, não há restrição.

O pavilhão possui escadas rolantes?
Sim, interligando todos os pisos.

O pavilhão possui elevadores?
Sim. Apenas para acessibilidade com acompanhamento.

O pavilhão possui elevador de carga?
Não.

É possível contratar serviço de valet parking para eventos no Pavilhão da Bienal?
O DEPAVE, órgão responsável pela administração do parque, não autoriza o serviço de valet parking dentro das dependências do parque. Apenas serviços de transfer e shutlle.

A Bienal possui cadastro de fornecedores?
Não. O produtor é livre para trazer fornecedores de sua preferência.



CONTATOS ÚTEIS

Coordenação de Eventos do Parque do Ibirapuera 
Assuntos: uso e ocupação das áreas externas ao Pavilhão da Bienal; sinalização e comunicação visual externa; preço público; credenciais de acesso e assuntos relacionados à realização do evento
eventosparqueibirapuera@prefeitura.sp.gov.br
claudia.ramosj@gmail.com
cjesus@prefeitura.sp.gov.br

Administração do Parque do Ibirapuera
Assuntos: cronograma de montagem; realização e desmontagem; placas de veículos e caminhões que acessam o parque em horários restritos; segurança privada; acessos; informações sobre entrada e saída de autoridades; ocupação das áreas externas autorizadas pela coordenação de eventos; fiscalização das normas do parque
hguiaro@prefeitura.sp.gov.br
agmacaroff@prefeitura.sp.gov.br

Segurança Patrimonial do Parque do Ibirapuera
Assuntos: controle de entrada e saída de veículos e caminhões em horários restritos do parque; rondas nas áreas externas; segurança nos portões 3 (entrada) e 2 (saída)
ibira.seg@gmail.com

GCM - Guarda Civil Metropolitana / Inspetoria do Parque do Ibirapuera
Assuntos: responsável pela guarda do parque e próprios municipais; autoridade de ordem pública municipal; apoio na entrada; permanência e saída de veículos no parque; escolta interna de autoridades
gcmipi@prefeitura.sp.gov.br

CET - Companhia de Engenharia de Tráfego
Assuntos: Logística e apoio operacional para uso de táxis, vans, bloqueios, neutralizações; permissão para uso de vagas; embarque e desembarque
vanderleim@cetsp.com.br

DTP - Departamento de Transportes Públicos
Assuntos: credenciamento e fiscalização de serviços de táxis e vans
renatoc@prefeitura.sp.gov.br
mssimoes@prefeitura.sp.gov.br