Cinema Bienal – Série Histórias da Bienal – Episódios 5 e 6
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Auditório, 3º pavimento
Parque Ibirapuera, portão 3
São Paulo, SP
sexta, 15h – 17h
A Fundação Bienal de São Paulo apresenta, por meio do Cinema Bienal, os episódios 5 e 6 da série Histórias da Bienal. Com seis episódios de 30 minutos cada um, a série reforça o compromisso do canal e da Fundação Bienal de São Paulo com a formação do público. A parceria que resultou na série conta com patrocínio da Bloomberg. Os episódios serão exibidos no auditório do terceiro pavimento no dia 24 de outubro de 2025, das 15h às 17h.
A programação faz parte do Cinema Bienal – o auditório do terceiro pavimento do Pavilhão Ciccillo Matarazzo foi renovado com novos equipamentos como projetores, cortinas e isolamento acústico para tornar-se uma sala de cinema, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Episódio 5: Mais Perguntas, Menos Respostas
Em 2008, na 28ª Bienal de São Paulo, o 2º andar do Pavilhão da Bienal permaneceu vazio. O gesto dos curadores Ivo Mesquita e Ana Paula Cohen, frente às crises da instituição, entrou para a história como uma abertura a novas possibilidades e um convite a uma pausa necessária. Neste quinto episódio da série Histórias da Bienal, os artistas Maurício Ianês e Carla Zaccagnini falam de suas participações naquela que ficou conhecida como a “Bienal do Vazio”. E os artistas Tatiana Blass e Jonathas de Andrade falam de suas participações na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, que investiu pesado na comunicação com o público.
Episódio 6: coreografias do impossível
O último episódio da série Histórias da Bienal é dedicado à 35ª Bienal de São Paulo, realizada em 2023. Com o título coreografias do impossível, essa edição da Bienal foi organizada por um coletivo curatorial composto por Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, e Manuel Borja-Villel, sem hierarquia entre eles. Os quatro curadores conversam com a gente ao longo do programa, e também os artistas: Ana Pi, Tadáskía, Luana Vitra, Kidlat Tahimik e Dan Lie. A 35ª Bienal de São Paulo nos convidou a uma revisão das estruturas verticais de poder, e nos provocou a imaginar outros mundos possíveis.
Serviço
Cinema Bienal – Série Histórias da Bienal – Episódios 5 e 6
24 out 2025
sex, 15h – 17h
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Auditório, 3º pavimento
Parque Ibirapuera, portão 3
São Paulo, SP
entrada gratuita