Home Conversa aberta com os curadores da 35ª Bienal

Conversa aberta com os curadores da 35ª Bienal

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Parque Ibirapuera · Portão 3, São Paulo, Brasil

quinta, 27 de abril 2023
19h – 20h30

O coletivo curatorial da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, composto por Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, estará no Pavilhão Ciccillo Matarazzo no dia 27 de abril de 2023, às 19h, para uma primeira conversa aberta ao público sobre a edição deste ano da mostra.

A discussão apresentará o processo de concepção e curadoria da 35ª Bienal, além das principais ideias e conceitos que serão abordados na exposição. Junto dela, serão divulgados primeiros artistas, o projeto educativo e o conselho curatorial da edição.

Intitulada coreografias do impossível, a 35ª Bienal de São Paulo tem como propósito explorar as possibilidades de movimento e transformação no mundo contemporâneo. Durante a conversa aberta, os curadores irão apresentar as principais questões que serão abordadas na mostra, tais como: como corpos em movimento são capazes de coreografar o possível, dentro do impossível? Se essas práticas produzem rupturas nos espaços a que pertencem, quando aqui reunidas, o que criam? Quais consensos e dissensos as coreografias do impossível, quando em diálogo no espaço, nos possibilitam adentrar? Como lidar com as contradições e desafios do mundo contemporâneo? Para os curadores, as respostas são um convite ao diálogo.

A participação é gratuita e está sujeita à lotação de cem pessoas. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube da Fundação Bienal.


Acima: Coletivo de curadores da 35ª Bienal: Hélio Menezes, Grada Kilomba, Diane Lima e Manuel Borja-Villel © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Serviço

Conversa aberta com os curadores da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
quinta, 27 de abril 2023
19h – 20h30
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 1º andar
São Paulo, SP
participação gratuita mediante lotação (100 vagas)

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
6 de setembro – 10 de dezembro 2023
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera · Portão 3
São Paulo, SP
entrada gratuita

Saiba mais


21 fev 2023

Evento sem inscrição

Conversas 35ª Bienal – Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos image/svg+xml

Kunstinstituut Melly convida Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, e Charles Esche, curador da 31ª Bienal, para conversa aberta

Endereço:
Witte de Withstraat 50
Roterdã, Países Baixos
Saiba mais

3 mar 2023

Conversas 35ª Bienal – LUMA Arles, França image/svg+xml

A convite do LUMA Arles, Diane Lima, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, integrantes do coletivo curatorial responsável pela 35ª Bienal de São Paulo, visitam a França para fins de difusão e pesquisa da próxima Bienal de São Paulo. Na conversa mediada por Vassilis Oikonomopoulos, diretor de exposições e programação no LUMA Arles, serão apresentados os fundamentos conceituais do projeto, as propostas […]

Endereço:
35 avenue Victor Hugo
Arles, França
Saiba mais

6 mar 2023

Evento sem inscrição

Conversas 35ª Bienal – Villa Arson, Nice, França image/svg+xml

Villa Arson convida Diane Lima, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta.

Endereço:
20 av. Stephen Liégeard
Nice, França
Saiba mais
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar