Home Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC – Mesa e oficina com Instituto Comida e Cultura

Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC – Mesa e oficina com Instituto Comida e Cultura

image/svg+xml Livre para todos os públicos

No dia 25 de novembro, sábado, às 16h, o Instituto Comida e Cultura (ICC) e a Cozinha da Ocupação 9 de Julho, recebem o público para um bate papo sobre alimentação, seus impactos e a relevância da educação alimentar em perspectiva decolonial desde a primeira infância. Em seguida, haverá uma oficina culinária recheada de história, comida e cultura dos povos originários do Brasil, com preparos a partir da mandioca e seus derivados, na qual todos os participantes poderão colaborar e degustar no final da atividade.

Traçando um paralelo com o tema deste ano para a Bienal, a iniciativa busca revelar caminhos possíveis na “coreografia do impossível”. Bela Gil, co-fundadora do Instituto Comida e Cultura, revela ter encontrado nessa edição da Bienal um espaço importante para valorização de populações até então marginalizadas e de outras perspectivas sobre a história e cultura culinária brasileira. “Compreender a relevância do alimento na preservação das diversas culturas é determinante para a ecologia dos sistemas alimentares e a mudança nas nossas práticas de produção e consumo”, afirma.

Formado por cinco educadoras e ativistas, o Instituto Comida e Cultura propõe ampliar a consciência alimentar desde a primeira infância por meio da educação emancipatória para promover sistemas alimentares mais ecológicos e saudáveis.

O MSTC – Movimento sem Teto do Centro nasceu na cidade de São Paulo (2000) e trabalha para garantir o direito à moradia, saúde, educação e cultura a famílias de baixa renda. A Ocupação 9 de Julho é um dos prédios geridos por esse movimento.

Serviço

Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC – Mesa e oficina com Instituto Comida e Cultura
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
25 de novembro, 2023
sábado, 16h
Mezanino, andar verde
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar