Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC – Mesa e oficina com Instituto Comida e Cultura
No dia 25 de novembro, sábado, às 16h, o Instituto Comida e Cultura (ICC) e a Cozinha da Ocupação 9 de Julho, recebem o público para um bate papo sobre alimentação, seus impactos e a relevância da educação alimentar em perspectiva decolonial desde a primeira infância. Em seguida, haverá uma oficina culinária recheada de história, comida e cultura dos povos originários do Brasil, com preparos a partir da mandioca e seus derivados, na qual todos os participantes poderão colaborar e degustar no final da atividade.
Traçando um paralelo com o tema deste ano para a Bienal, a iniciativa busca revelar caminhos possíveis na “coreografia do impossível”. Bela Gil, co-fundadora do Instituto Comida e Cultura, revela ter encontrado nessa edição da Bienal um espaço importante para valorização de populações até então marginalizadas e de outras perspectivas sobre a história e cultura culinária brasileira. “Compreender a relevância do alimento na preservação das diversas culturas é determinante para a ecologia dos sistemas alimentares e a mudança nas nossas práticas de produção e consumo”, afirma.
Formado por cinco educadoras e ativistas, o Instituto Comida e Cultura propõe ampliar a consciência alimentar desde a primeira infância por meio da educação emancipatória para promover sistemas alimentares mais ecológicos e saudáveis.
O MSTC – Movimento sem Teto do Centro nasceu na cidade de São Paulo (2000) e trabalha para garantir o direito à moradia, saúde, educação e cultura a famílias de baixa renda. A Ocupação 9 de Julho é um dos prédios geridos por esse movimento.
Serviço
Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC – Mesa e oficina com Instituto Comida e Cultura
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
25 de novembro, 2023
sábado, 16h
Mezanino, andar verde
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita