Home Itinerância 35ª Bienal – Luanda, Angola

Itinerância 35ª Bienal – Luanda, Angola

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Instituto Guimarães Rosa

Cerveira Pereira, 19, Bairro Coqueiros
Luanda, Angola

ter – sáb, 10h  – 18h

A 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível avança para um novo marco histórico ao atravessar o Atlântico e desembarcar, pela primeira vez, no continente africano. Organizada pela Fundação Bienal de São Paulo com correalização do Instituto Guimarães Rosa (IGR), unidade do Ministério das Relações Exteriores (MRE) responsável pela diplomacia cultural brasileira, a itinerância da Bienal de São Paulo chega a Luanda, Angola, e fica em cartaz de 20 de setembro a 8 de dezembro. Assinada pela Brasafrica e pelo Banco BIR, a mostra simboliza um momento importante na história da Bienal, que busca expandir seu alcance e promover diálogos culturais entre Brasil e Angola.

Sob a curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a itinerância em Luanda reúne oito artistas que trazem perspectivas distintas, mas complementares, pensando nas pluralidades culturais e históricas das Américas, Europa e África. São eles Aline MottaBouchra OuizguenCarlos BungaIlze WolffJanuário JanoRaquel LimaSarah Maldoror e Trinh T. Minh-ha.

Saiba mais.

Serviço

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Itinerância Luanda – Instituto Guimarães Rosa (IGR)
curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
20 set – 8 dez 2024
ter – sáb, 10h  – 18h
Instituto Guimarães Rosa
Cerveira Pereira, 19, Bairro Coqueiros
Luanda, Angola
entrada gratuita

Outras agendas que fazem parte desse evento

Conversa entre a equipe de educação e curadoria da 35ª Bienal

No dia 18 de setembro, às 14h, a equipe de educação da Bienal se reunirá com a curadoria da 35ª Bienal de São Paulo para discutir a construção do projeto coreografias do impossível e suas implicações no programa educativo, abordando questões conceituais, políticas, metodológicas e epistemológicas, além de conectar as obras expostas em Luanda com práticas educativas locais.

Encontro com a publicação educativa da 35ª Bienal

Em 21 de setembro, às 9h, haverá um encontro sobre a publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo. A equipe de educação discutirá os três movimentos (como são chamados seus volumes), atravessados pelo pensamento de participantes da  35ª Bienal como a poeta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, da artista Rosana Paulino, a curadora e pesquisadora Sandra Benites e Regina Aparecida Pereira e Cíntia Aparecida Delgado, lideranças do Quilombo Cafundó.

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar