• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2022-2023
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
  • trabalhe conosco
Home Notícias Arquivo Histórico Wanda Svevo é declarado de interesse público e social pelo CONARQ

14 maio 2026

Arquivo Histórico Wanda Svevo é declarado de interesse público e social pelo CONARQ

Foto de pessoas manipulando croquis de projeto expográfico. Elas usam luvas e são vistas de cima.
Projeto expográfico do escritório de arquitetura Vão para a 35ª Bienal de São Paulo no Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

 

O Arquivo Histórico Wanda Svevo, mantido pela Fundação Bienal de São Paulo, foi declarado de interesse público e social pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), reconhecimento que reforça a relevância nacional do acervo para a preservação da memória da arte moderna e contemporânea no Brasil.

A declaração representa um novo marco na trajetória do Arquivo Histórico Wanda Svevo, criado em 1955 por Wanda Svevo para apoiar a organização das Bienais de São Paulo ainda no âmbito do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Desde sua origem, o Arquivo foi concebido como espaço de pesquisa, intercâmbio e circulação de conhecimento artístico. O reconhecimento pelo CONARQ soma-se a outras importantes chancelas patrimoniais já recebidas pelo acervo, tombado pelo Condephaat em 1993 e pelo Conpresp em 2017, ampliando agora, em esfera federal, a proteção pública do conjunto documental.

Atualmente, o Arquivo Histórico Wanda Svevo reúne os fundos documentais Francisco Matarazzo Sobrinho, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Fundação Bienal de São Paulo, além de coleções de dossiês de artistas, temas de arte e uma biblioteca especializada. O conjunto preserva centenas de milhares de documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e digitais, testemunhando não apenas a história da Bienal de São Paulo, mas também processos curatoriais, redes internacionais de circulação artística, políticas culturais e transformações do sistema da arte ao longo de mais de sete décadas.

A trajetória do Arquivo acompanha a própria consolidação institucional da Bienal de São Paulo. Com a criação da Fundação Bienal, em 1962, e a dissolução do MAM-SP no ano seguinte, o acervo documental passou a integrar a nova entidade e recebeu oficialmente o nome de Arquivos Históricos Wanda Svevo, em homenagem à sua idealizadora. Ao longo das décadas, o Arquivo atravessou ciclos de expansão, reorganização e modernização técnica, consolidando-se como uma das principais referências latino-americanas em documentação de arte contemporânea.

Leia também


Acessar +bienal
Uma pessoa com cabelo curto e encaracolado, vestindo uma camisa branca, um colete estampado e calças largas escuras, está em meio a uma instalação de arte. A instalação apresenta inúmeras hastes de metal escuras e retorcidas, semelhantes a raízes ou galhos, que cobrem o chão e se elevam ao redor da pessoa. Cortinas altas, de cor laranja claro, estão ao fundo.
A artista Rebeca Carapiá em frente à sua obra durante o coquetel de abertura da 36ª Bienal de São Paulo© Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Entrevistas11 jun 2026

Como criar raízes aéreas: entrevista com Rebeca Carapiá

As palmeiras-andantes conhecidas como paxiúbas (Socratea exorrhiza) foram as companheiras de Rebeca Carapiá nos dias que passou ao longo do rio Tupana, na bacia Amazônica. Em aço, carbono e cobre, a artista passou meses fundindo uma floresta de esculturas em torno de uma experiência sobre linguagem, transformação, andança, corpo, vida e morte. Suas obras agora integram a mostra itinerante da 36ª Bienal em Santos. Leia o depoimento completo da artista.

Saber mais
Foto da equipe curatorial da 37ª Bienal, que é composta de nove pessoas, todas de pé, uma ao lado da outra, diante do vão central do Pavilhão da Bienal, um prédio branco, com rampas curvadas, uma coluna central e outras laterais. As pessoas são de diversas cores, etnias e idades, e estão todas usando roupas com tons escuros, e sorriem.
Da esquerda para a direita: Rado Ištok, Mayara Carvalho, Amanda Carneiro, Ryan Inouye, Yina Jiménez Suriel, Ana Salazar Herrera, Amanda Tavares, Raphael Fonseca e Léuli Eshrāghi, a equipe curatorial da 37ª Bienal de São Paulo© Camila Tuon / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias2 jun 2026

Fundação Bienal de São Paulo anuncia a equipe curatorial da 37ª Bienal de São Paulo

A equipe curatorial formada pelos curadores-chefes Amanda Carneiro e Raphael Fonseca é composta por nove profissionais de todo o globo.

Saber mais
Vista de obra de Sérgio Soarez na 36ª Bienal de São Paulo © Julia Bolliger Murari / Fundação Bienal de São Paulo
Entrevistas20 maio 2026

O artista griô que dialoga com a ancestralidade: entrevista com Sérgio Soarez

Através da assemblage, Sérgio Soarez faz com que objetos de ferro – chaves, facas, brocas, alicates, ferramentas ou armas enferrujadas – e de madeira – peanhas, rocalhas, tábuas simples ou adornos – coabitem, alinhando diferentes vidas, tempos e usos cujos vestígios estão marcados em seus corpos. Suas obras agora integram a mostra itinerante da 36ª Bienal em Brasília. Leia abaixo o depoimento do artista.

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Apoie
  • Trabalhe conosco
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2022-2023

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2026 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar