• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Ateliê de desenho livre com Paulo Von Poser

6 dez 2013

Ateliê de desenho livre com Paulo Von Poser

Paulo, orienta atividade de atelié. – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

“A ideia é simples. Vocês vão andar pela exposição e registrá-la através do desenho, ok? Aí nos encontramos no Espaço Educativo do 2º andar para fecharmos a proposta”, orientou o artista Paulo Von Poser no início do Ateliê de Desenho Livre no Espaço de Criação, ação promovida pelo Educativo Bienal na mostra 30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição.

 

Estudante, Ivan Neto, participa de atividade no obra “O corpo da janela” de Ernesto Neto. – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

Caderninhos de papel, lápis grosso do tipo 6B e giz de cera nas cores branca e preta foram distribuídos para os participantes do ateliê para que pudessem fazer a investigação da exposição através do desenho.

 

Estudantes, interagem com a obra “O corpo da janela” de Ernesto Neto – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

A maior parte do grupo que participou do ateliê eram estudantes da Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, estado de São Paulo.  Muitos deles visitavam pela primeira vez o prédio da Fundação Bienal de São Paulo e ficaram maravilhados com a arquitetura.

 

Estudante, Ivan Neto, participa de atividade no obra “O corpo da janela” de Ernesto Neto. – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

“Nunca tinha visitado a Bienal e gostei muito dessa proposta do ateliê do Paulo, pois uniu arte e desenho, que é uma área da qual tenho bastante interesse”, comentou o estudante da Etec Ivan Neto.

 

Estudantes particpipam de atividade – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

Após ficarem livres pelo espaço expositivo para traçarem seus próprios caminhos registrando os percursos através do desenho, Von Poser reuniu o grupo no Espaço Educativo, localizado no 2º andar da mostra. Os participantes trocaram os desenhos para terem a oportunidade de observar a experiência visual do outro, e depois montaram um grande painel coletivo com desenhos livres.

 

Educadora, Juliana Barros, participa de atividade – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

“Achei muito interessante, porque foi uma experimentação de contato diferente com as obras. Como educadora, vejo que muitos grupos chegam a exposição e ficam fotografando o tempo todo com o celular, diferente desse  grupo, que vi pouquíssimas fotos, pois observavam e desenhavam sem parar”, comentou a educadora da mostra 30 × bienal Juliana Barros, que acompanhava o grupo da Etec.

 

Estudante, Rafaela Michelone, participa de atividade – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

Para Rafaela Micheloni, que estuda na Etec, o ateliê foi importante, pois uniu a sala de aula. “Estudamos na mesma sala, mas talvez se essa proposta do desenho coletivo fosse na escola não teria rolado da mesma forma. Aqui foi diferente. O ambiente, o artista, os trabalhos, influenciam e inspiram muito para essa prática”, explicou.

 

Maria Eduarda participa de atividade – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

 

“Gostei muito do ateliê. É a primeira vez que eu desenho livre mesmo, sem ninguém ficar me falando o que eu precisava desenhar. Na escola a professora sempre dá um tema para desenharmos, e aqui como foi livre foi uma experiência nova”, contou Maria Eduarda que veio para a 30 × bienal especialmente para essa ação.

 

Paulo Von Poser participa de atividade. – Artista, Paulo Von Poser, realiza ateliê com público durante a programação paralela da mostra 30xBienal. São Paulo, 30/11/2013. © Sattva Horaci / Fundação Bienal de São Paulo.

Os ateliês com o artista Paulo Von Poser fazem parte da Programação Paralela do Educativo Bienal na mostra 30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição, que acontece até o dia 8 de dezembro. Para ver a programação completa, clique aqui

Texto: Vivian Lobato
Foto: Sattva Horaci

Leia também


Acessar +bienal
30 anos de KW: fim de semana de aniversário, 2021Foto: Valerie Schmidt / Cortesia: KW Institute for Contemporary Art
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Berlim

KW Institute for Contemporary Art convida Grada Kilomba, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
© Adrian Deweerdt / Cortesia: LUMA Arles
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Arles

LUMA Arles convida Diane Lima e Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
Notícias14 mar 2023

Grupo teatral As Malecuias estreia Monstro no Sesc Santo André

Peça é realizada pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Sesc

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo