• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Camadas Sensíveis

2 maio 2012

Camadas Sensíveis

Camadas temporais, funcionais, sensíveis, camadas de contextos e significados: todas estas formam o documento, que, por sua vez – e por também conter tais camadas –, pode ser percebido, lido e interpretado de inúmeras maneiras. A máscara sobre uma imagem fotográfica é o exemplo concreto de uma camada física que, ao ser retirada para fins de preservação, revela outra camada.

processo de tratamento de conservacao da imagem de notacao GERAL 00517, diapositivo cor 4×4, remocao de mascara de tinta

processo de tratamento de conservacao da imagem de notacao GERAL 00517, diapositivo cor 4×4, remocao de mascara de tinta

processo de tratamento de conservacao da imagem de notacao GERAL 00517, diapositivo cor 4×4, remocao de mascara de tinta
1415 imagens / Reproduções de obras, personalidades, eventos diversos sem identificação / Diapositivos Cor 35 mm, Negativos PB 6×6 cm, 6×7 cm, 4×5 polegadas, Diapositivos e Negativos em vidro 6,5×9 cm, 8×10 cm, 9×12 cm

Antes e depois da retirada da máscara de tinta

A máscara impedia a visualização de elementos indesejáveis (na maioria das vezes ela destaca a obra, mas esconde o ambiente onde a obra foi fotografada). Ou seja, das fotografias de reproduções de obras de arte, surge um entorno que, antes oculto, reaparece e cria um novo contexto, bem diferente do contexto original e funcional que estava inserida. É como se passássemos da finalidade para a qual a imagem foi feita ao seu processo. Do fim, ao meio.

Será que não é assim que a nossa memória funciona? Muitas vezes, só relacionando diferentes camadas ou retirando algumas máscaras que chegamos à essência do que queremos guardar ou trazer à luz novamente.

1415 imagens / Reproduções de obras, personalidades, eventos diversos sem identificação / Diapositivos Cor 35 mm, Negativos PB 6×6 cm, 6×7 cm, 4×5 polegadas, Diapositivos e Negativos em vidro 6,5×9 cm, 8×10 cm, 9×12 cm
1415 imagens / Reproduções de obras, personalidades, eventos diversos sem identificação / Diapositivos Cor 35 mm, Negativos PB 6×6 cm, 6×7 cm, 4×5 polegadas, Diapositivos e Negativos em vidro 6,5×9 cm, 8×10 cm, 9×12 cm

 

1415 imagens / Reproduções de obras, personalidades, eventos diversos sem identificação / Diapositivos Cor 35 mm, Negativos PB 6×6 cm, 6×7 cm, 4×5 polegadas, Diapositivos e Negativos em vidro 6,5×9 cm, 8×10 cm, 9×12 cm

 

Imagens após a retirada das máscaras deixam clara a alteração de cor que o suporte fotográfico sofreu

As imagens deste post foram tratadas durante o Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Bienal, apoiado pelo Programa Petrobrás Cultural e realizado pelo Arquivo em 2007 e 2008.

Elas foram destituídas das suas máscaras iniciais, retiradas por força do processo de preservação. Um fator que influenciou para que fossem adotados esses critérios de intervenção nos suportes com acréscimos foi a inexistência de controle de temperatura e umidade relativa no local de guarda dos documentos.

Para que o material arquivado fosse melhor conservado, foi necessário – nos casos em que a intervenção não fazia parte da obra de arte – remover as máscaras, realizadas com diferentes técnicas e materiais: tintas, fitas adesivas diversas, pedaços de filme fotográfico e cartões colados – todos agressivos aos suportes fotográficos.


Processo de retirada de fitas adesivas no suporte fotográfico feita em capela de exaustão

As intervenções foram registradas nas fichas de diagnóstico e permitem identificar quais documentos possuíam máscaras ou outros acréscimos e os tratamentos realizados. Houve registro fotográfico das intervenções na maior parte desses casos. Isso permite que a reprodução das imagens que possuíam máscaras, por exemplo, reutilizem esse dispositivo de edição com os novos recursos de tratamento de imagem digital quando necessário.

processo de tratamento de conservacao da imagem de notacao 21BSP 04165, diapositivo cor 35mm, remocao de mascara de tinta
processo de tratamento de conservacao da imagem de notacao 21BSP 04165, diapositivo cor 35mm, remocao de mascara de tinta

Antes e depois da retirada da máscara de tinta

Leia também


Acessar +bienal
Rendering da instalação do projeto para o Pavilhão do Brasil, 2022 © Gabriela de Matos e Paulo Tavares, Cortesia Fundação Bienal de São Paulo
Notícias30 mar 2023

Pavilhão do Brasil na Biennale Architettura 2023

Saiba mais sobre Terra, o projeto que ocupará o Pavilhão do Brasil na 18ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia

Saber mais
30 anos de KW: fim de semana de aniversário, 2021Foto: Valerie Schmidt / Cortesia: KW Institute for Contemporary Art
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Berlim

KW Institute for Contemporary Art convida Grada Kilomba, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
© Adrian Deweerdt / Cortesia: LUMA Arles
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Arles

LUMA Arles convida Diane Lima e Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo