A Fundação Bienal de São Paulo convida os profissionais de mídia para a coletiva de imprensa da 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, que será realizada no dia 4 de setembro, das 9h às 10h30, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, em São Paulo. O credenciamento estará aberto exclusivamente para profissionais de mídia, com entrada das 8h às 9h. Após a coletiva, os jornalistas credenciados poderão visitar a exposição até as 16h, com acesso exclusivo ao Pavilhão. Para solicitar seu credenciamento, preencha o formulário aqui.
Já no dia 5 de setembro, das 10h às 18h, ocorre a pré-abertura para convidados e profissionais do meio credenciados. Todos os agentes do setor cultural são bem-vindos, como artistas, educadores, colecionadores, curadores, produtores e outros trabalhadores das artes. Para credenciamento nesta modalidade, acesse o formulário aqui.
Com conceito criado por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, ao lado dos cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz e Thiago de Paula Souza, da cocuradora at large Keyna Eleison e da consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus, a próxima edição se inspira no poema “Da calma e do silêncio”, da poeta Conceição Evaristo, e tem como um dos principais alicerces a escuta ativa da humanidade enquanto prática em constante deslocamento, encontro e negociação. A 36ª Bienal será realizada entre 6 de setembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, com entrada gratuita.
Serviço
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
Curador geral: Bonaventure Soh Bejeng Ndikung / Cocuradores: Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza / Cocuradora at large: Keyna Eleison / Consultora de comunicação e estratégia: Henriette Gallus
Entrevista coletiva e pré-abertura para a imprensa: 4 set 2025, qui, 9h-16h
Pré-abertura para convidados e profissionais do meio: 5 set 2025, sex, 10h-18h
Abertura para o público: 6 set 2025, sáb, 10h–19h
Visitação: 6 set 2025 – 11 jan 2026
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera · Portão 3 · São Paulo, SP
entrada gratuita