• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Edward Hopper na 9ª Bienal

19 out 2011

Edward Hopper na 9ª Bienal

O artista faleceu poucos meses antes de representar os Estados Unidos Bienal de 1967

No dossiê do artista Edward Hopper há vários recortes de jornais sobre a sua participação na 9ª Bienal (1967). Representante dos Estados Unidos nessa Bienal com uma sala especial, Hopper faleceu poucos meses antes do evento, “transformando aquilo que deveria ser a primeira apresentação internacional de um eminente pintor vivo norte-americano em uma exposição in-memorian” (William Seitz, comissário dos EUA para artigo no Diário de São Paulo, em 15 de outubro de 1967).Sala especial Edward Hopper na 9ª Bienal (1967)

Sala especial Edward Hopper na 9ª Bienal (1967)

Geraldo Ferraz, no Estado de São Paulo de 30 de dezembro de 1967, conta que Hopper ao saber da grande notícia em manchete no alto da página do New York Times (sobre sua escolha para representar os EUA na Bienal de São Paulo) indagava: “Isto significa alguma coisa?”. Ferraz completa que aí estava “sua constante de rejeição aos aplausos e críticas”.

No artigo de Quirino da Silva para o Diário de São Paulo de 3 de outubro de 1967, ele cita Lloyd Goodrich:

“Edward Hopper é um precursor na descrição realista dos Estados Unidos. O aspecto físico da nação, na cidade, no município, no campo, é a matéria-prima de sua arte. Durante quase sessenta anos ele tem pintado os aspectos cotidianos da vida nos Estados Unidos contemporâneos com um realismo inflexível. Mas ele não é meramente um realista objetivo, representando fatos superficiais da vida americana. As imagens que ele cria do mundo moderno, são impregnadas de profunda emoção e são concebidas com uma largueza, uma força e um domínio de fundamentos que lhes conferem um significado universal…”

Leia também


Acessar +bienal
30 anos de KW: fim de semana de aniversário, 2021Foto: Valerie Schmidt / Cortesia: KW Institute for Contemporary Art
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Berlim

KW Institute for Contemporary Art convida Grada Kilomba, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
© Adrian Deweerdt / Cortesia: LUMA Arles
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Arles

LUMA Arles convida Diane Lima e Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
Notícias14 mar 2023

Grupo teatral As Malecuias estreia Monstro no Sesc Santo André

Peça é realizada pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Sesc

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo