• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias O desafio audiovisual

20 mar 2015

O desafio audiovisual

O patrimônio cultural sonoro e visual enfrenta grandes riscos ao redor do mundo. Além da fragilidade e especificidade desses suportes, há a iminência da obsolescência. Onde conseguimos ver uma fita U-Matic? Ou mesmo uma VHS? Quem tem esses equipamentos em suas instituições? Eles ainda funcionam? Há como repará-los quando quebram? 

Consevador da Fonoteca Nacional do México em ação. Foto: Giselle Rocha

Exatamente por esses suportes já estarem com sua vida contada – não há dúvida de que não terão acesso no futuro, só não se sabe em quanto tempo isso acontecerá –  a digitalização tem sido vista como uma ação importante  para promover o acesso e preservar estes conteúdos para futuras gerações. 

No entanto, para que essa resolução seja tomada, é necessário muito planejamento. Ao gerar arquivos digitais, outras ações de preservação devem ser implementadas, que requerem infraestrutura, metodologia e capacitação específicas. Ou seja, é preciso conhecer as coleções, entendê-las, e assim estabelecer metas e prioridades, traçar projetos, orçamentos e sistematizar tais ações. Só depois do entendimento de uma coleção é possível avaliar fatores como riscos, custos e fazer projeções futuras.

É com consciência desse risco e percepção da necessidade de formar os profissionais que trabalham com esses acervos que o ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property) – organização não governamental dedicada à preservação do patrimônio cultural mundial – promove, desde 2007, o SOIMA, Sound and Image Collections Conservation.

Fotos: Participantes SOIMA-LATAM

Em 2014 aconteceu a edição SOIMA-LATAM, no México, organizado conjuntamente pelo ICCROM, CNCPC-INAH (Coordinación Nacional de Conservación del Patrimonio Cultural) e ENCRyM-INAH (Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía) especial para os profissionais que trabalham em acervos latinoamericanos, e eu estive entre os 15 selecionados, representando o Arquivo Histórico Wanda Svevo. Foram duas semanas de curso intensivo, com aulas com especialistas das mais diversas áreas, tratando de preservação de fotografias, vídeo e áudio, digitalização e preservação digital, gerenciamento de coleções e planejamento para responder a desastres.

Aula de identificação de processos fotográficos, com a professora Fernanda Valverde. Foto: Giselle Rocha

Além da troca com grandes especialistas nos temas – em especial nas questões de preservação digital – foi de fundamental importância a rede de contatos estabelecida com os profissionais da América Latina. Entender em que momento estamos, como temos solucionado questões em cada acervo, como lidamos com a falta de recursos e investimento para a preservação do patrimônio, comum a todos esses países.

Fotos: Participantes SOIMA-LATAM

Saímos do México com a promessa de continuar essa parceria, na esperança de que ela nos gere muitos frutos no que tange à geração e circulação de conhecimento. 

Para o trabalho diário no Arquivo Bienal, todos nos beneficiamos. O aprendizado do curso e todas as portas que ele abre nos servem de alicerce para continuar o trabalho de diagnóstico e catalogação dos acervos, e para consolidar os protocolos de digitalização e políticas de preservação dos acervos digitais. Estes são passos fundamentais para a estruturação do trabalho e para cumprir o planejamento que temos para os próximos anos.

Confira aqui ou aqui alguns exemplos do acervo do Arquivo Bienal.

Em tempo, o Soima será realizado este ano na Bélgica no segundo semestre. Clique aqui para mais informações.

__________________________________

Giselle Rocha é conservadora do Arquivo Bienal. Mestre em artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, na linha de pesquisa Criação, Crítica e Preservação da Imagem.

Leia também


Acessar +bienal
30 anos de KW: fim de semana de aniversário, 2021Foto: Valerie Schmidt / Cortesia: KW Institute for Contemporary Art
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Berlim

KW Institute for Contemporary Art convida Grada Kilomba, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
© Adrian Deweerdt / Cortesia: LUMA Arles
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Arles

LUMA Arles convida Diane Lima e Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
Notícias14 mar 2023

Grupo teatral As Malecuias estreia Monstro no Sesc Santo André

Peça é realizada pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Sesc

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo