• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2022-2023
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Participação brasileira na 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza abre convocatória pública para projetos

20 dez 2017

Participação brasileira na 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza abre convocatória pública para projetos

©murosdear.org.br

Sob curadoria dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho, selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo para compor a participação oficial do Brasil na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, a mostra Muros de Ar irá ocupar o Pavilhão do Brasil no evento com duas frentes expográficas. A primeira consiste em uma exposição de desenhos cartográficos gerados a partir de pesquisas e parcerias com colaboradores, consultores, pesquisadores e instituições. A segunda, em uma iniciativa inédita na história das representações do país no evento, é composta por uma mostra de projetos selecionados por meio de convocatória pública.

Conforme propõe o coletivo de arquitetos curadores, a mostra Muros de Ar pretende investigar o muro como um elemento da arquitetura, da cultura e da identidade brasileira, e vê no ato de sua transposição um convite ao convívio e à multiplicidade. Dessa forma, a proposta curatorial busca iniciativas que envolvam os temas do muro e da divisão, como instrumentos de negociação entre situações urbanas antagônicas e agudas.

“Procuramos respostas que lidem com as barreiras e os limites presentes nas cidades, expondo a indissociável necessidade de projetá-las. Evidenciando as divisões existentes entre o espaço público e o privado, quer seja pela demanda de clientes, segurança, contexto ou fatores culturais, os projetos que pretendemos expor precisam apresentar diretamente os enfrentamentos dessas condições”, explicam os curadores.

O regulamento da convocatória e o formulário para a inscrição de projetos está disponível no site www.murosdear.org.br . As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 de dezembro de 2017 e 19 de janeiro de 2018. Os projetos selecionados serão divulgados em 31 de janeiro de 2018 no mesmo site e nos perfis sociais da Fundação Bienal de São Paulo.

Pavilhão do Brasil na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza

Comissário: João Carlos de Figueiredo Ferraz, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Curadoria: Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho
Título da exposição: Muros de Ar
Local: Pavilhão do Brasil
Endereço: Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 Veneza, Itália
Data: 26 de maio a 25 de novembro de 2018

Leia também


Acessar +bienal
Foto da coluna do vão central do Pavilhão com painel colorido fixado sobre ela.
Obra de Tanka Fonta na 36ª Bienal de São Paulo© Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias10 jan 2026

36ª Bienal de São Paulo encerra edição marcada pela expansão de formatos, territórios e formas de encontro

Ao longo de quatro meses, edição reuniu programação pública intensa e experiências de longa duração.

Saber mais
Foto de pessoa de costas olhando tapeçaria em azul que representa o fundo do mar, diante de parede amarela.
Registro de obra da série Unearthed [Desenterrado], de Otobong Nkanga, na 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias15 dez 2025

Seu imposto vale arte

Você sabia que é possível contribuir ativamente para a construção de uma das maiores exposições da América Latina utilizando o seu imposto de renda?

Saber mais
A ilustração digital mostra dois avatares femininos iguais, uma à esquerda acenando e outra mais à direita olhando segurando um celular com o aplicativo Bienal Prática aberto e olhando para a tela. O avatar é uma mulher negra e jovem que possui cabelos castanhos em black power, óculos verde-limão, e está usando uma roupa de corpo inteiro preta e branca com o logo da Bienal estilizado. Ela está numa sala com o piso branco e parede rosa e há uma pintura abstrata em branco atrás dela.
IARA, avatar acessível da Bienal Prática© RealAgain / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias4 dez 2025

Fundação Bienal de São Paulo lança Bienal Prática, experiência inédita de acessibilidade da 36ª Bienal de São Paulo

Plataforma pioneira une arte, tecnologia e acessibilidade em uma experiência inédita de mediação digital.

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2022-2023

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2026 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar