• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2022-2023
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Plantão Educativo Bienal – abril

9 abr 2015

Plantão Educativo Bienal – abril

“As formas de ação com os alunos e as organizações de conteúdos e experiências de aprendizagem significativa são tantas quantos são os professores. Não há uma metodologia de ensino que substitua o papel do professor como prático reflexivo; ao contrário, cada professor cria seus métodos e suas estratégias de ação, aprende por si, orientado pelo diálogo permanente entre as teorias que elegeu, seus princípios e suas ações em sala de aula.”

 

Rosa Iavelberg em Para Gostar de Aprender Arte (2003)

 

No Plantão do dia 16 de abril, propomos abordar o planejamento do professor como um processo criativo, problematizando a aplicação de um plano de aula pronto e de mera execução. Como reconhecer as especificidades de cada unidade escolar e preencher as diretrizes curriculares com o repertório e as proposições do professor que também é autor de sua prática?

 

Este encontro convida professores e educadores para a discussão acerca de processos de ensino e de aprendizagem, considerando os desafios e os aparentes insucessos como partes fundamentais de uma formação continuada.

 

No dia 30 de abril, teremos o plantão livre, em que cada participante poderá compartilhar inquietações, projetos e movimentos a partir da relação entre suas atuações na escola ou na instituição cultural e a arte.

 

Plantão Educativo

 

Concebido como um espaço de reflexão para compartilhamento de experiências e questões, o Plantão é fruto da intenção de aprofundar a relação entre arte contemporânea e educação. Partindo dessa vontade de estreitar o diálogo com professores e educadores da rede pública, privada, instituições culturais e terceiro setor, a ação possibilita o debate em um pequeno grupo, de até cinco pessoas, e um educador da equipe do Educativo Bienal.

 

O Plantão, que tem três horas de duração, acontece quinzenalmente, às quintas-feiras, na Fundação Bienal de São Paulo. Em 2015, além dos plantões livres, realizados a partir das diferentes motivações dos participantes, temos plantões temáticos em que são discutidas questões inscritas pelos interessados em um mesmo assunto proposto.

 

Para saber mais sobre o Plantão Educativo, clique aqui.

 

Para se inscrever em um dos plantões de abril, clique aqui. No formulário, pedimos que explicite as questões que você gostaria de compartilhar na conversa.

 

Se não conseguir clicar, coloque esse endereço no seu navegador:

http://goo.gl/forms/1bVnpHXUkH

 

16 de abril (quinta-feira) – TEMÁTICO: O PROCESSO CRIATIVO E O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR

30 de abril (quinta-feira) – TEMA LIVRE

Horário: 14h – 17h

Local: Fundação Bienal de São Paulo – Sala Ateliê

Parque do Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão da Bienal, 3º andar

(acesso pela portaria administrativa)

Informações: educativo@bienal.org.br

Evento gratuito

 

Próximas datas: 14/5, 28/5, 11/6 e 25/6

 

Para estacionar no parque é necessário talão de Zona Azul. Traga o seu!

E não esqueça: o cartão de 1 hora, no parque, vale por 2 horas.

 

Foto: Sofia Colucci

 

 

Leia também


Acessar +bienal
Pessoas caminhando pelo Pavilhão da Bienal com obras de arte, vê-se um trilho ao lado esquerdo
Público durante a 35ª Bienal de São Paulo © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias22 maio 2025

Fundação Bienal abre inscrições para seleção de vaga para coordenação de operações de exposição

Está aberto, de 22 a 28 de maio de 2025, o processo seletivo para contratação de pessoa coordenadora de operações de exposição. O período de contratação será de 16 de junho de 2025 a 23 de janeiro de 2026, com objetivo de coordenar a realização da 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, que ocorre de 6 de setembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026.

Saber mais
Documento-pena-fio de algodão entregue pelo artista Gustavo Caboco ao Arquivo Histórico Wanda Svevo © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias13 maio 2025

Arquivos ‘vivos’ e a memória que se reconstrói

A partir de uma pesquisa no Arquivo Histórico Wanda Svevo, Gustavo Caboco Wapichana e Tipuici Manoki se indagaram sobre a ausência indígena em arquivos de arte contemporânea. A pesquisadora Marilúcia Bottallo se debruça sobre os resultados dessa pesquisa e explora outros aspectos deste processo.

Saber mais
Texto9 maio 2025

Modelagem metamórfica

Essa é uma das estratégias apresentadas no segundo ato da exposição (RE)INVENÇÃO, com curadoria de Luciana Saboia, Matheus Seco e Eder Alencar, do grupo Plano Coletivo, que ocupa o Pavilhão do Brasil durante a 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia.

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2022-2023

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2025 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar