• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2022-2023
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Texto do pesquisador Roger Abrantes sobre os impactos da reintrodução de lobos na biodivesidade do Yellowstone National Park

1 jan 2010

Texto do pesquisador Roger Abrantes sobre os impactos da reintrodução de lobos na biodivesidade do Yellowstone National Park

Texto do pesquisador português Roger Abrantes sobre os impactos da reintrodução de lobos (antes eliminados pela ação humana) na biodivesidade do Yellowstone National Park, em Idaho, EUA, produzindo mudanças até mesmo nos cursos de água que atravessam o parque.

Leia o texto na íntegra aqui e confira o vídeo abaixo (em inglês). 

Leia também


Acessar +bienal
Foto da coluna do vão central do Pavilhão com painel colorido fixado sobre ela.
Obra de Tanka Fonta na 36ª Bienal de São Paulo© Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias10 jan 2026

36ª Bienal de São Paulo encerra edição marcada pela expansão de formatos, territórios e formas de encontro

Ao longo de quatro meses, edição reuniu programação pública intensa e experiências de longa duração.

Saber mais
Foto de pessoa de costas olhando tapeçaria em azul que representa o fundo do mar, diante de parede amarela.
Registro de obra da série Unearthed [Desenterrado], de Otobong Nkanga, na 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias15 dez 2025

Seu imposto vale arte

Você sabia que é possível contribuir ativamente para a construção de uma das maiores exposições da América Latina utilizando o seu imposto de renda?

Saber mais
A ilustração digital mostra dois avatares femininos iguais, uma à esquerda acenando e outra mais à direita olhando segurando um celular com o aplicativo Bienal Prática aberto e olhando para a tela. O avatar é uma mulher negra e jovem que possui cabelos castanhos em black power, óculos verde-limão, e está usando uma roupa de corpo inteiro preta e branca com o logo da Bienal estilizado. Ela está numa sala com o piso branco e parede rosa e há uma pintura abstrata em branco atrás dela.
IARA, avatar acessível da Bienal Prática© RealAgain / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias4 dez 2025

Fundação Bienal de São Paulo lança Bienal Prática, experiência inédita de acessibilidade da 36ª Bienal de São Paulo

Plataforma pioneira une arte, tecnologia e acessibilidade em uma experiência inédita de mediação digital.

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2022-2023

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2026 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar