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Home Transparência

Como instituição privada de interesse público, a Fundação Bienal acredita em sua responsabilidade ética de prestar contas à sociedade sobre o que faz, como faz e por que o faz.

Compartilhamos aqui informações detalhadas sobre nossa estrutura de governança, documentos institucionais e demonstrativos de que estamos conduzindo nossas operações de forma idônea, econômica e eficaz. Abaixo, encontram-se também inúmeros outros documentos que regem nosso funcionamento e atestam que estamos legalmente habilitados a cumprir nossa missão de apresentar e debater a arte contemporânea por meio da realização da Bienal de São Paulo e de outras ações nacionais e internacionais.

Fundação Bienal de São Paulo

CNPJ: 60.991.585/0001-­80
contato@bienal.org.br

Parque Ibirapuera, Portão 3
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º andar
04094-000
São Paulo – SP – Brasil

Órgãos Fundacionais

A Fundação Bienal acredita no equilíbrio do poder, na rotatividade e no controle das instâncias institucionais, valores alinhados com as principais matrizes contemporâneas de governança.

Sua estrutura fundacional é composta por um Conselho de Administração com sessenta membros de perfil diversificado (empresários, gestores culturais e intelectuais) e uma Diretoria eleita bi-anualmente (composta por um presidente e nove membros). Os membros da Diretoria e do Conselho compõem instâncias de apoio e assessoramento à Fundação, organizadas sob a forma de Comitês, complementadas por um Conselho Consultivo Internacional, cujos membros são profissionais de renome no circuito internacional das artes.

Conselho de administração

Eduardo Saron · presidente
Ana Helena Godoy de Almeida Pires · vice-presidente

Membros vitalícios

Adolpho Leirner
Beno Suchodolski
Carlos Francisco Bandeira Lins
Cesar Giobbi
Elizabeth Machado
Jens Olesen
Julio Landmann
Marcos Arbaitman
Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa
Pedro Aranha Corrêa do Lago
Pedro Paulo de Sena Madureira
Roberto Muylaert
Rubens José Mattos Cunha Lima

Membros

Alberto Emmanuel Whitaker
Alfredo Egydio Setubal
Ana Helena Godoy de Almeida Pires
Angelo Andrea Matarazzo
Antonio Henrique Cunha Bueno
Beatriz Yunes Guarita
Cacilda Teixeira da Costa
Camila Appel
Carlos Alberto Frederico
Carlos Augusto Calil
Carlos Jereissati
Claudio Thomaz Lobo Sonder
Daniela Villela
Danilo Santos de Miranda
Eduardo Saron
Fábio Magalhães
Felippe Crescenti
Flávia Cipovicci Berenguer
Flávio Moura
Francisco Alambert
Gustavo Ioschpe
Heitor Martins
Helio Seibel
Isabel Lutz
Isay Weinfeld
Jackson Schneider
Joaquim de Arruda Falcão Neto
José Olympio da Veiga Pereira (on leave)
Kelly de Amorim
Ligia Fonseca Ferreira
Lucio Gomes Machado
Luis Terepins
Maguy Etlin
Manoela Queiroz Bacelar
Marcelo Eduardo Martins
Marcelo Mattos Araujo (on leave)
Miguel Wady Chaia
Neide Helena de Moraes
Octavio de Barros
Rodrigo Bresser Pereira
Ronaldo Cezar Coelho
Rosiane Pecora
Sérgio Spinelli Silva Jr.
Susana Leirner Steinbruch
Tito Enrique da Silva Neto
Victor Pardini

Conselho fiscal

Alberto Emmanuel Whitaker
Carlos Alberto Frederico
Eduardo Saron
Octavio de Barros · suplente

Diretoria executiva

José Olympio da Veiga Pereira · presidente
Marcelo Mattos Araujo · vice-presidente
Andrea Pinheiro · segundo vice-presidente
Ana Paula Martinez
Daniel Sonder
Francisco J. Pinheiro Guimarães
Luiz Lara
Maria Rita Drummond




Instâncias de apoio e assessoramento

Comitê de indicação

Principal atribuição: organizar o processo de eleição (incluindo definição de critérios de avaliação e proposição de candidatos) dos membros do Conselho de Administração e seus Comitês, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Membros eleitos do Conselho de administração

Eduardo Saron · coordenador
Ana Helena Godoy Pires
Elizabeth Machado
Fabio Magalhães
Daniela Montingelli Villela

Comitê internacional

Principais atribuições: promover a visibilidade internacional da Bienal; apoiar a realização de atividades e eventos internacionais; auxiliar a captação de recursos no exterior; indicar candidatos para o Conselho Consultivo Internacional.

Membros eleitos do Conselho de administração

Maguy Etlin · coordenadora
Beno Suchodolski
Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa
Neide Helena de Moraes
Pedro Aranha Corrêa do Lago
Susana Leirner Steinbruch

Membros natos

Eduardo Saron
Ana Helena Godoy Pires
José Olympio da Veiga Pereira

Comitê de captação

Principal atribuição: apoiar a Diretoria Executiva na avaliação de opções de captação de recursos e na elaboração e execução do Plano de Captação.

Membros eleitos do Conselho de administração

Rosiane Pecora · coordenadora
Ana Helena Godoy de Almeida Pires
Marcelo Eduardo Martins
Rodrigo Bresser

Membros eleitos da Diretoria executiva

Andrea Pinheiro
José Olympio da Veiga Pereira
Luiz Lara

Conselho consultivo internacional

Principais atribuições: contribuir para a visibilidade e inserção internacional da Bienal, incluindo através da aproximação da Bienal com instituições congêneres de excelência no exterior; sugerir novas frentes de atuação, projetos e atividades; apoiar a captação de recursos no exterior.

Membros do Conselho consultivo internacional

Maguy Etlin · presidente
Pedro Aranha Corrêa do Lago · vice-presidente
Andrea e Quinten Dreesmann
Barbara Sobel
Catherine Petitgas
Frances Reynolds
Mariana Clayton
Miwa Taguchi-Sugiyama
Paula e Daniel Weiss
Sandra Hegedüs

Comitê de governança e ética

Principais atribuições: propor e acompanhar melhorias nos principais temas de governança da Bienal, incluindo seu Estatuto, Regimento Interno, Regulamento Eleitoral e Código de Conduta, bem como os processos do Conselho de Administração e da Diretoria; zelar pela adequada implementação do Código de Conduta; avaliar eventuais situações de conflitos de interesses nos Órgãos Fundacionais e Comitês da Bienal.

Membros eleitos do Conselho de administração

Claudio Sonder · coordenador
Alberto Whitaker
Daniela Montingelli Villela
Manoela Queiroz Bacelar
Marcelo Eduardo Martins
Octavio de Barros
Sérgio Spinelli

Membros eleitos da Diretoria executiva

Ana Paula Martinez
Francisco J. Pinheiro Guimarães
José Olympio da Veiga Pereira

Membros natos

Eduardo Saron
Ana Helena Godoy de Almeida Pires

  • Relatórios de Gestão
  • Documentos Institucionais
  • Demonstrativos Financeiros
  • Certidões Governamentais
  • Parcerias com o Poder Público

A Fundação Bienal publica relatórios das atividades desenvolvidas em cada biênio, incluindo as exposições realizadas, nosso trabalho com parceiros nacionais e internacionais, iniciativas institucionais e o impacto de nossas ações junto ao público.

  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Relatório de Gestão 2017-2018

  • Relatório de Gestão 2015-2016

  • Relatório de Gestão 2013-2014

  • Relatório de Gestão 2011-2012

  • Relatório de Gestão 2010-2011

A Fundação Bienal é uma instituição privada sem fins lucrativos, de natureza educacional e cultural, sem vinculações políticas ou religiosas. Nesta seção encontram-se os documentos que declaram nossa missão e regem o nosso funcionamento.

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  • Baixar PDF pdf Código de conduta jun 2018
  • Baixar PDF pdf Estatuto social abr 2018
  • Baixar PDF pdf Regimento interno out 2021
  • Baixar PDF pdf Regulamento eleitoral fev 2019

Desde 2012, os processos administrativo-financeiros da Fundação Bienal são examinados anualmente por uma auditoria independente. Abaixo encontram-se nossas demonstrações financeiras dos últimos anos.

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  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2021 dez 2021
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2020 dez 2020
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2019 dez 2019
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2018 dez 2018
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2017 dez 2017
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2016 dez 2016
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2015 dez 2015
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2014 dez 2014
  • Baixar PDF pdf Demonstrações Financeiras - Exercício 2013 dez 2013

Aqui estão listados os comprovantes e as certidões que atestam que a Fundação Bienal é uma instituição idônea e apta para realizar projetos em suas diversas frentes de atuação.

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  • Baixar PDF pdf Certidão Negativa Correcional (CGU-PJ, CEIS, CNEP E CEPIM) Controladoria Geral da União fev 2023
  • Baixar PDF pdf Certidão Negativa de Contas Julgadas Irregulares do Tribunal de Contas da União fev 2023
  • Baixar PDF pdf Cadastro de Contribuintes de ICMS - Cadesp ago 2022
  • Baixar PDF pdf SICAP – Atestado de Aprovação da Prestação de Contas Ministério Público 2020 fev 2022
  • Baixar PDF pdf Certidão Estadual de Distribuições Criminais nov 2021
  • Baixar PDF pdf Certidão de Rol Nominal jan 2023
  • Baixar PDF pdf SICAP – Atestado de Aprovação da Prestação de Contas Ministério Público 2019 nov 2020
  • Baixar PDF pdf Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM fev 2023
  • Baixar PDF pdf SICAP – Atestado de Aprovação da Prestação de Contas Ministério Público 2018 jan 2020
  • Baixar PDF pdf SICAP – Atestado de Aprovação da Prestação de Contas Ministério Público 2017 out 2018
  • Baixar PDF pdf SICAP – Atestado de Aprovação da Prestação de Contas Ministério Público 2016 nov 2017
  • Baixar PDF pdf Certidão de Pessoa Jurídica não inscrita no Cadastro de Contribuintes ago 2021
  • Baixar PDF pdf CENTS - Cadastro Municipal Único das Organizações Parceiras do Terceiro Setor nov 2022
  • Baixar PDF pdf Declaração - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF dez 2022
  • Baixar PDF pdf Comunicado Entidades Sociais abr 2016
  • Baixar PDF pdf CNPJ - Fundação Bienal de São Paulo ago 2022
  • Baixar PDF pdf Certificado de Regularidade do FGTS - CRF fev 2023
  • Baixar PDF pdf Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades - CRCE mar 2023
  • Baixar PDF pdf Certificado de registro cadastral - CRC fev 2018
  • Baixar PDF pdf Certidão negativa de Licitantes Inidôneos fev 2023
  • Baixar PDF pdf Certidão negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo fev 2023
  • Baixar PDF pdf Certidão negativa de Débitos Trabalhistas mar 2023
  • Baixar PDF pdf Certidão negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e a Dívida Ativa da União set 2022
  • Baixar PDF pdf Certidão de Utilidade Pública Estadual - SJDC 2022 jul 2022
  • Baixar PDF pdf Certidão de Débitos Tributários não inscritos na Dívida Ativa do Estado de São Paulo fev 2023
  • Baixar PDF pdf Certidão Conjunta de Débitos de Tributos Mobiliários dez 2022
  • Baixar PDF pdf Certidão Estadual de Distribuições Cíveis nov 2021
  • Baixar PDF pdf Cadastro Informativo Municipal - CADIN Municipal mar 2023
  • Baixar PDF pdf Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais - CADIN Estadual set 2022

Abaixo encontram-se os documentos que regulamentam as parcerias institucionais da Fundação Bienal com o poder público através de subvenções e programas de incentivo à cultura nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

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  • Subvenção PMSP 2022

    • Baixar PDF pdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2022 dez 2022
  • Subvenção PMSP 2021

    • Baixar PDFpdf Diário Oficial SP - Aprovação - Subvenção PMSP 2021Set 2022
    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2021Dez 2021
  • Subvenção PMSP 2020

    • Baixar PDFpdfDiário Oficial SP - Aprovação - Subvenção PMSP 2020 Dez 2021
    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2020 Fev 2021
    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade SP - Publicação - Autorização Emissão Nota de Emprenho PMSP 2020 - SMCFev 2021
  • Subvenção PMSP 2019

    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2019Fev 2021
    • Baixar PDFpdf Diário Oficial SP - Aprovação - Subvenção PMSP 2019 Jul 2021
    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade SP - Publicação - Autorização Emissão Nota de Emprenho PMSP 2019 - SMCFev 2021
  • Subvenção PMSP 2018

    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2018 - TMCSet 2019
    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2018Set 2019
    • Baixar PDFpdfDiário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2018 - SMC Jul 2019
  • Subvenção PMSP 2017

    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2017 - SMCJun 2019
    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2017 - TMCJun 2019
    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2017 Dez 2017
  • Subvenção PMSP 2016

    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2016 Nov 2016
    • Baixar PDFpdfDiário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2016 - TMC Set 2017
    • Baixar PDFpdfDiário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2016 - SMC Out 2017
  • Subvenção PMSP 2015

    • Baixar PDFpdf Nota de Empenho - Subvenção PMSP 2015Dez 2015
    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2015 - TMCSet 2016
    • Baixar PDFpdf Diário Oficial Cidade de São Paulo - Aprovação das Contas Subvenção PMSP 2015 - SMC Out 2016

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