• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2022-2023
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Último final de semana na 30 × bienal

11 dez 2013

Último final de semana na 30 × bienal

O último final de semana da 30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição foi super agitado, e contou com eventos da Programação Paralela do Educativo Bienal e lançamento dos vídeos arte em tempo.

O sábado começou com o filme Evoé: Retrato de um antropófago, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar, que fala sobre a vida e obra dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. O filme faz parte da série Iconoclássicos, do Itaú Cultural.

Mais tarde, foi a vez do lançamento dos vídeos do seminário arte em tempo, parceria entre o Ministério da Cultura, a Fundação Bienal de São Paulo e o Sesc SP. A ação é integrante da mostra 30 × bienal e investigou diversas ações educacionais de vanguarda.

Educadores, críticos, curadores e artistas que fizeram parte da história do Educativo Bienal relataram suas experiências nessa série de vídeos e participaram do evento de lançamento no sábado à tarde. Os vídeos também estão disponíveis no canal de YouTube da Fundação Bienal. Para acessá-los, clique aqui.

 

Para fechar o sábado, José Miguel Wisnik, Celso Sim e convidados fizeram um show emocionante em homenagem ao designer gráfico e coordenador de comunicação da Fundação Bienal André Stolarski, falecido em agosto de 2013.

 

A apresentação contou com canções de Stolarski, parcerias entre ele e colegas e músicas relacionadas ao universo do designer. O show aconteceu dentro do Pavilhão e reuniu amigos e familiares. José, Passatempo, Sebastian, Eslavo Samba, Quero mais, Violeta e Evocação Moderna foram algumas músicas que não faltaram no repertório.

O domingo, último dia da mostra, começou com mais um filme da série Iconoclássicos. Dessa vez foi exibido Daquele Instante em Diante, de Rogério Velloso, documentário sobre a vida e obra do músico Itamar Assumpção.

 

Como encerramento da 30 × bienal , Ari Colares e Sapopemba realizaram um arrastão musical que partiu do terceiro andar da exposição e saiu do prédio da Bienal rumo a carinhosamente apelidada “Praça das Bandeiras”, que fica bem em frente a entrada e saída da mostra 30 × bienal.

 

Com ritmos afro-brasileiros, os músicos atraíram as pessoas que estavam no Pavilhão, e reuniu num grande cortejo público geral da mostra e equipes internas da Fundação Bienal. Ao sair do prédio, Ari Colares e Sapopemba organizaram um samba de roda. Ao som de cantos, palmas e instrumentos musicais, a 30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição se despediu no dia 8 de dezembro do Pavilhão da Bienal.

 

Texto: Vivian Lobato
Fotos: Sofia Colucci

Leia também


Acessar +bienal
Foto de três mulheres sentadas, uma mulher negra veste roupa vermelha e sorri, no meio, uma mulher negra sorri com os lábios fechados usando roupa bege e, ao lado direito, uma mulher branca sorri abaixada para o lado usando uma roupa verde.
Da esq. para a dir.: Rosana Paulino, Diane Lima e Adriana Varejão© Igor Furtado / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias14 abr 2026

Conheça o projeto curatorial para o Pavilhão do Brasil na Biennale Arte 2026

Idealizada por Diane Lima, proposta reúne obras históricas e produções inéditas de Adriana Varejão e Rosana Paulino.

Saber mais
Foto de museu ao anoitecer, ele é um meio círculo branco com uma rampa curva por fora.
Museu Nacional da República durante a itinerância da 35ª Bienal de São Paulo© Thiago Sabino / Fundação Bienal de São Paulo
Notícias30 mar 2026

Museu Nacional da República recebe duas exposições da Fundação Bienal de São Paulo simultaneamente

Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, itinerância da 36ª Bienal com curadoria de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, e (RE)INVENÇÃO, itinerância da participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza, ocupam o museu ao mesmo tempo em Brasília.

Saber mais
Foto em preto e branco de pessoas reunidas em frente à pintura de grande escala Guernica, de Picasso.
2ª Bienal de São Paulo© Fundação Bienal de São Paulo
Notícias23 mar 2026

Fundação Bienal de São Paulo leva exposições, oficinas e exibição de filme a Iguape e Itu em março e abril

O projeto Bienal no Território Paulista – Arte Contemporânea e Patrimônio Cultural realiza atividades gratuitas em parceria com a Fábrica de Cultura de Iguape e o FAMA Museu, em Itu, com abertura prevista para 28 de março e 1º de abril, respectivamente.

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2022-2023

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2026 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar