• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Vila Maria

11 set 2014

Vila Maria

2014

Danica Dakić
em colaboração com Roger Avanzi, com os integrantes da escola de

samba Unidos de Vila Maria e com o fotógrafo Egbert Trogemann



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Danica Dakić em geral começa seus trabalhos com um encontro ou uma imagem, os quais segue como uma trilha. Mantém então seus processos abertos, para permitir que os participantes improvisem, dirigindo-os de maneira delicada. Ela própria uma migrante, cria dispositivos teatrais para trabalhar em colaboração com não atores, como refugiados e nômades. Do set de filmagem para a sala de edição, a narrativa de seus filmes é construída na montagem. O deslocamento e a transformação são centrais em sua obra.


Quando Dakić conheceu Roger Avanzi, o último representante de cinco gerações de uma família circense, ficou claro que ele seria o personagem de seu próximo trabalho. Ao filmá-lo enquanto se maquia para tornar-se o palhaço Picolino, a artista confronta o espectador com uma situação concreta de transformação. Picolino foi criado por Nerino Avanzi, fundador do Circo Nerino (1913-1964), e seu filho, Roger, herdou o personagem. Picolino é inseparável do corpo de Roger embora exista além dele.



 


 


 


 


 


 


 


 


 


Picolino fez parte do desfile de Carnaval em 2014 da escola de samba Unidos de Vila Maria. Para Vila Maria, Dakić filmou Roger Avanzi no Museu do Circo, que ele ajudou a criar em São Paulo para preservar as memórias de Picolino e do circo brasileiro. Em outro tempo e espaço, no pátio da escola de samba, oito “Picolinos”, de todos os tamanhos e idades posam para a câmera de Dakić. Eles dão novas encarnações ao personagem e, em troca, este dá a eles uma nova máscara e novos papéis a desempenhar em um chamado poético à transformação. – BS/GE


 

Leia também


Acessar +bienal
30 anos de KW: fim de semana de aniversário, 2021Foto: Valerie Schmidt / Cortesia: KW Institute for Contemporary Art
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Berlim

KW Institute for Contemporary Art convida Grada Kilomba, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
© Adrian Deweerdt / Cortesia: LUMA Arles
Notícias14 mar 2023

Projeto da 35ª Bienal é apresentado em Arles

LUMA Arles convida Diane Lima e Manuel Borja-Villel, parte do coletivo curatorial da 35ª Bienal, para conversa aberta

Saber mais
Notícias14 mar 2023

Grupo teatral As Malecuias estreia Monstro no Sesc Santo André

Peça é realizada pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Sesc

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo