Home Fundação

Uma equipe permanente trabalha para garantir a qualidade na execução dos projetos em todas as suas etapas e o desenvolvimento de ações sustentáveis, em consonância com os desafios de nosso tempo. Visitas mediadas às exposições, formação de professores, cursos presenciais e a distância, palestras e seminários são algumas das atividades desenvolvidas no âmbito educacional, um dos pilares da instituição ao lado do fomento à criação artística e da democratização do acesso à arte.

Fundada em 8 de maio de 1962 pelo empresário Ciccillo Matarazzo, a Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos, vinculações político-partidárias ou religiosas. Abriga ainda um arquivo histórico sobre arte moderna e contemporânea que é referência na América Latina, o Arquivo Histórico Wanda Svevo.

  • © Dulce Carneiro

    1 / 1

Ciccillo Matarazzo

Francisco Matarazzo Sobrinho nasceu em São Paulo em 1898. Sobrinho do conde Francisco Matarazzo, italiano que construiu um dos maiores complexos industriais do Brasil, tornou-se o único proprietário da Metalúrgica Matarazzo-Metalma na década de 1930. Casou-se com Yolanda Penteado em 1947. Participou de iniciativas como o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e a Cinemateca Brasileira. Envolveu-se na construção do Parque Ibirapuera e deu início às representações brasileiras nas Bienais de Veneza. Seu grande projeto cultural – o MAM-SP – foi inaugurado em 1949. Criou a Fundação Bienal de São Paulo em 1962, pela qual continuou responsável até 1975, dois anos antes de sua morte, em 16 de abril de 1977.

Projetado por Oscar Niemeyer entre 1951 e 1954 , e inaugurado nas comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo é tombado pelo patrimônio histórico (Conpresp, Condephaat e Iphan). A primeira Bienal a ser realizada no edifício foi a 4ª edição (1957). Antes disso, o evento ocupou um pavilhão provisório localizado na Esplanada do Trianon, na região da avenida Paulista, e ainda o Palácio dos Estados (atual Pavilhão das Culturas Brasileiras) e o Palácio das Nações (atual Museu Afro Brasil). Esses edifícios, bem como o MAC-USP, o MAM-SP, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca), a marquise e o Auditório Ibirapuera, integram o complexo arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer para o Parque Ibirapuera.

  • Fachada do Pavilhão Bienal, vista da Av. Pedro Alvares Cabral. © Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

    1 / 1

  • O que fazemos
  • Compromisso com as artes visuais
  • Formação de público
  • Preservação da memória
  • Diálogo com campos de pensamento e conhecimento
  • Fomento à arte brasileira
  • Produção e circulação de conteúdo
  • Autonomia e independência
  • Aposta na economia criativa

Bienal a Bienal

Cada Bienal atrai a atenção do mundo inteiro, movimenta a economia e reafirma missões que a guiam desde seu surgimento: compromisso com as artes visuais, formação de repertório e desenvolvimento da cena cultural brasileira. A Bienal tem entrada gratuita durante seus três meses de duração. Em paralelo com a exposição, uma extensa programação reúne debates, seminários, performances e apresentações voltadas a públicos variados. Muito mais que uma mostra de arte, a Bienal é um catalisador de encontros e eventos, o que se traduz também em impacto econômico – a mostra gera aproximadamente R$300 milhões em negócios só para a cidade de São Paulo, sendo o sexto maior evento do seu calendário em número de visitantes.

Horizonte afora

As ações da Fundação Bienal de São Paulo se estendem para além da cidade e do país. No ano seguinte a cada Bienal, recortes da exposição viajam por diferentes cidades dentro e fora do Brasil por meio do programa de mostras itinerantes,desenvolvido através de parcerias estabelecidas com museus, instituições culturais e órgãos públicos e privados em diferentes regiões. Apresentada a variados públicos, a mostra ganha novos significados e perspectivas, contribuindo para fomentar o debate cultural.

É também da Fundação Bienal de São Paulo a tarefa de idealizar e produzir as representações brasileiras nas Bienais de Veneza de arte e arquitetura, em uma organização entre a instituição e as pastas responsáveis pelas Relações Exteriores e pela Cultura no Governo Federal. A missão de escolher os curadores das mostras no evento é concedida pelo governo brasileiro à instituição há décadas em reconhecimento de sua importância histórica e papel proeminente na agenda cultural contemporânea.


Itinerâncias

Iniciado em 2011, o programa de mostras itinerantes leva recortes da Bienal de São Paulo a diferentes cidades do Brasil e do mundo. As itinerâncias da 29ª Bienal (2011), 30ª Bienal (2013), 31ª Bienal (2015), 32ª Bienal (2017), 33ª Bienal (2019) e 34ª Bienal (2022) receberam público somado de mais de 1,8 milhões de visitantes. Desde o início do programa, 29 cidades no Brasil e cinco no exterior já receberam seleções de obras presentes na mostra paulistana. Nas itinerâncias da 34ª Bienal (2021), mais de 165 mil pessoas visitaram as exposições em dez cidades.

  • Obras de Jaider Esbell durante a itinerância da 34ª Bienal de São Paulo no LUMA Arles, na França © Victor & Simon / Joana Luz

    1 / 1

  • Obra de Jonathas de Andrade na 59. Biennale Arte © Ding Musa / Fundação Bienal de São Paulo

    1 / 1

Bienal de Veneza

A prerrogativa da Fundação Bienal de São Paulo na realização da representação oficial do Brasil na Bienal de Veneza é fruto de uma parceria com o Governo Federal, como reconhecimento da importância da Fundação para a difusão cultural do país no exterior. As participações brasileiras nas Bienais de Arte e Arquitetura de Veneza ocorrem no Pavilhão do Brasil, construído em 1964 a partir de um projeto de Henrique Mindlin e mantido pelo Ministério das Relações Exteriores. A Fundação Bienal de São Paulo é responsável pela escolha do curador e produção das mostras.

Arquivo Bienal

Concebido em 1954 por Wanda Svevo, então Secretária Geral do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), para dar apoio à realização das Bienais, o Arquivo Bienal foi oficializado em 1955. É um dos mais importantes centros de documentação sobre a produção artística do século 20 e, a cada ano, recebe centenas de pesquisadores de todo o mundo. Em 1993, foi tombado pelo Condephaat como bem cultural de interesse histórico.

Quem faz

Fundador

Francisco Matarazzo Sobrinho · 1898 –1977 presidente perpétuo

Conselho de administração

Eduardo Saron · presidente
Ana Helena Godoy Pereira de Almeida Pires · vice-presidente

Membros vitalícios

Adolpho Leirner
Beno Suchodolski
Carlos Francisco Bandeira Lins
Cesar Giobbi
Elizabeth Machado
Jens Olesen
Julio Landmann
Marcos Arbaitman
Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa
Pedro Aranha Corrêa do Lago
Pedro Paulo de Sena Madureira
Roberto Muylaert
Rubens José Mattos Cunha Lima

Membros

Adrienne Senna Jobim
Alberto Emmanuel Whitaker
Alfredo Egydio Setubal
Ana Helena Godoy Pereira de Almeida Pires
Angelo Andrea Matarazzo
Beatriz Yunes Guarita
Camila Appel
Carlos Alberto Frederico
Carlos Augusto Calil
Carlos Jereissati
Claudio Thomaz Lobo Sonder
Daniela Montingelli Villela
Eduardo Saron
Fábio Magalhães
Felippe Crescenti
Flavia Buarque de Almeida
Flávia Cipovicci Berenguer
Flavia Regina de Souza Oliveira
Flávio Moura
Francisco Alambert
Gustavo Ioschpe
Heitor Martins
Helio Seibel
Isay Weinfeld
Jackson Schneider
Joaquim de Arruda Falcão Neto
José Olympio da Veiga Pereira 
Kelly de Amorim
Ligia Fonseca Ferreira
Lucio Gomes Machado
Luis Terepins
Maguy Etlin (licenciada)
Manoela Queiroz Bacelar
Marcelo Mattos Araujo 
Miguel Wady Chaia
Neide Helena de Moraes
Nina da Hora
Octavio de Barros
Rodrigo Bresser Pereira
Ronaldo Cezar Coelho
Rosiane Pecora
Sérgio Spinelli Silva Jr.
Susana Leirner Steinbruch
Tito Enrique da Silva Neto
Victor Pardini

Conselho fiscal

Edna Sousa de Holanda
Flávio Moura
Octavio Manoel Rodrigues de Barros

Conselho consultivo internacional

Maguy Etlin · presidente
Frances Reynolds · vice-presidente
Andrea de Botton Dreesmann e Quinten Dreesmann
Barbara Sobel
Catherine Petitgas
Mélanie Berghmans
Miwa Taguchi-Sugiyama
Pamela J. Joyner
Paula Macedo Weiss e Daniel Weiss
Sandra Hegedüs

Conselho de honra

Alex Periscinoto
Heitor Martins
Jorge Eduardo Stockler
Julio Landmann
Luis Terepins
Luiz Diederichsen Villares
Manoel Francisco Pires da Costa
Roberto Muylaert
José Olympio da Veiga Pereira

Diretoria

Andrea Pinheiro · presidente
Maguy Etlin · primeira vice-presidente
Luiz Lara · segundo vice-presidente
Ana Paula Martinez
Francisco Pinheiro Guimarães
Maria Rita Drummond
Ricardo Diniz
Roberto Otero
Solange Sobral 

A Fundação Bienal acredita no equilíbrio do poder, na rotatividade e no controle das instâncias institucionais, valores alinhados com as principais matrizes contemporâneas de governança.

Sua estrutura fundacional é composta por um Conselho de Administração com sessenta membros de perfil diversificado (empresários, gestores culturais e intelectuais) e uma Diretoria eleita bi-anualmente (composta por um presidente e nove membros). Os membros da Diretoria e do Conselho compõem instâncias de apoio e assessoramento à Fundação, organizadas sob a forma de Comitês, complementadas por um Conselho Consultivo Internacional, cujos membros são profissionais de renome no circuito internacional das artes.

Órgãos Fundacionais

Conselho de administração

Eduardo Saron · presidente
Ana Helena Godoy Pereira de Almeida Pires · vice-presidente

Membros vitalícios

Adolpho Leirner
Beno Suchodolski
Carlos Francisco Bandeira Lins
Cesar Giobbi
Elizabeth Machado
Jens Olesen
Julio Landmann
Marcos Arbaitman
Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa
Pedro Aranha Corrêa do Lago
Pedro Paulo de Sena Madureira
Roberto Muylaert
Rubens José Mattos Cunha Lima

Membros

Alberto Emmanuel Whitaker
Alfredo Egydio Setubal
Ana Helena Godoy Pereira de Almeida Pires
Angelo Andrea Matarazzo
Antonio Henrique Cunha Bueno
Beatriz Yunes Guarita
Camila Appel
Carlos Alberto Frederico
Carlos Augusto Calil
Carlos Jereissati
Claudio Thomaz Lobo Sonder
Daniela Montingelli Villela
Danilo Santos de Miranda
Eduardo Saron
Fábio Magalhães
Felippe Crescenti
Flavia Buarque de Almeida
Flávia Cipovicci Berenguer
Flavia Regina de Souza Oliveira
Flávio Moura
Francisco Alambert
Gustavo Ioschpe
Heitor Martins
Helio Seibel
Isay Weinfeld
Jackson Schneider
Joaquim de Arruda Falcão Neto
José Olympio da Veiga Pereira (licenciado)
Kelly de Amorim
Ligia Fonseca Ferreira
Lucio Gomes Machado
Luis Terepins
Maguy Etlin
Manoela Queiroz Bacelar
Marcelo Mattos Araujo (licenciado)
Miguel Wady Chaia
Neide Helena de Moraes
Octavio de Barros
Rodrigo Bresser Pereira
Ronaldo Cezar Coelho
Rosiane Pecora
Sérgio Spinelli Silva Jr.
Susana Leirner Steinbruch
Tito Enrique da Silva Neto
Victor Pardini

Conselho fiscal

Edna Sousa de Holanda
Flávio Moura
Octavio Manoel Rodrigues de Barros

Conselho de honra

Alex Periscinoto
Edemar Cid Ferreira
Heitor Martins
Jorge Eduardo Stockler
Julio Landmann
Luis Terepins
Luiz Diederichsen Villares
Manoel Francisco Pires da Costa
Roberto Muylaert

Diretoria executiva

Andrea Pinheiro · presidente
Maguy Etlin · primeira vice-presidente
Luiz Lara · segundo vice-presidente
Ana Paula Martinez
Francisco Pinheiro Guimarães
Maria Rita Drummond
Ricardo Diniz
Roberto Otero
Solange Sobral 

Instâncias de apoio e assessoramento

Comitê de indicação

Principal atribuição: organizar o processo de eleição (incluindo definição de critérios de avaliação e proposição de candidatos) dos membros do Conselho de Administração e seus Comitês, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Membros eleitos do Conselho de administração

Eduardo Saron · coordenador
Ana Helena Godoy Pires
Elizabeth Machado
Fabio Magalhães
Daniela Montingelli Villela

Comitê internacional

Principais atribuições: promover a visibilidade internacional da Bienal; apoiar a realização de atividades e eventos internacionais; auxiliar a captação de recursos no exterior; indicar candidatos para o Conselho Consultivo Internacional.

Membros eleitos do Conselho de administração

Maguy Etlin · coordenadora
Beno Suchodolski
Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa
Neide Helena de Moraes
Pedro Aranha Corrêa do Lago
Susana Leirner Steinbruch

Membros natos

Eduardo Saron
Ana Helena Godoy Pires
José Olympio da Veiga Pereira

Comitê de captação

Principal atribuição: apoiar a Diretoria Executiva na avaliação de opções de captação de recursos e na elaboração e execução do Plano de Captação.

Membros eleitos do Conselho de administração

Rosiane Pecora · coordenadora
Ana Helena Godoy de Almeida Pires
Marcelo Eduardo Martins
Rodrigo Bresser

Membros eleitos da Diretoria executiva

Andrea Pinheiro
José Olympio da Veiga Pereira
Luiz Lara

Conselho consultivo internacional

Principais atribuições: contribuir para a visibilidade e inserção internacional da Bienal, incluindo através da aproximação da Bienal com instituições congêneres de excelência no exterior; sugerir novas frentes de atuação, projetos e atividades; apoiar a captação de recursos no exterior.

Membros do Conselho consultivo internacional

Maguy Etlin · presidente
Frances Reynolds · vice-presidente
Andrea de Botton Dreesmann e Quinten Dreesmann
Barbara Sobel
Catherine Petitgas
Mélanie Berghmans
Miwa Taguchi-Sugiyama
Pamela J. Joyner
Paula Macedo Weiss e Daniel Weiss
Sandra Hegedüs

Comitê de governança e ética

Principais atribuições: propor e acompanhar melhorias nos principais temas de governança da Bienal, incluindo seu Estatuto, Regimento Interno, Regulamento Eleitoral e Código de Conduta, bem como os processos do Conselho de Administração e da Diretoria; zelar pela adequada implementação do Código de Conduta; avaliar eventuais situações de conflitos de interesses nos Órgãos Fundacionais e Comitês da Bienal.

Membros eleitos do Conselho de administração

Claudio Sonder · coordenador
Alberto Whitaker
Daniela Montingelli Villela
Manoela Queiroz Bacelar
Octavio de Barros
Sérgio Spinelli

Membros eleitos da Diretoria executiva

Ana Paula Martinez
Francisco J. Pinheiro Guimarães
José Olympio da Veiga Pereira

Membros natos

Eduardo Saron
Ana Helena Godoy Pereira de Almeida Pires

Equipe


Superintendências

Antonio Thomaz Lessa Garcia · superintendente executivo

Felipe Isola · superintendente de projetos
Joaquim Millan · superintendente de projetos

Caroline Carrion · superintendente de comunicação

Superintendência executiva

Giovanna Querido
Marcella Batista

Relações institucionais e parcerias

Irina Cypel · gerente
Daniel Rubim
Jefferson Faria
Laura Caldas
Raquel Silva
Victória Bayma
Viviane Teixeira

Superintendência de projetos

Produção

Dorinha Santos · coordenadora
Ariel Rosa Grininger
Bernard Lemos Tjabbes
Camila Cadette Ferreira
Camilla Ayla
Carolina da Costa Angelo
Manoel Borba
Nuno Holanda de Sá do Espírito Santo
Tatiana Oliveira de Farias

Educação

Simone Lopes de Lira · gerente de produção
Thiago Gil de Oliveira Virava · gerente de conteúdo
André Leitão
Bruna de Jesus Silva
Danilo Pera
Giovanna Endrigo
Regiane Ishii
Renato Lopes 
Tailicie Paloma Paranhos do Nascimento

Superintendência de comunicação

Rafael Falasco · coordenador editorial
Adriano Campos
Eduardo Lirani
Felipe de Melo Gomes
Francisco Belle Bresolin
Julia Bolliger Murari
Luciana Araujo Marques
Marina Fonseca
Nina Nunes
Jamilly Leite Santos · jovem aprendiz

Arquivo Bienal

Amanda Pereira Siqueira
Ana Helena Grizotto Custódio
Anna Beatriz Corrêa Bortoletto
Antonio Paulo Carretta
Daniel Malva Ribeiro
Júlia Maia Lisboa
Kleber Costa Timoteo
Marcele Souto Yakabi
Pedro Ivo Trasferetti von Ah
Raquel Coelho Moliterno
Sheila Virginia Rocha de Oliveira Castro
Thais Ferreira Dias
Leandro Melo · consultor de conservação
Aila Passeto Castro de Sousa · estagiária
Julia Schettini Alves · estagiária
Milena Ondichiatti Bessan · estagiária
Caroline de Paula Marques · jovem aprendiz
Jennyfer Fagundes de Farias · jovem aprendiz

Administrativo-financeiro

Finanças

Amarildo Firmino Gomes · gerente
Edson Pereira de Carvalho · coordenador
Fábio Kato
Silvia Andrade Simões Branco
Eduarda Silva Espinola · jovem aprendiz

Gestão de materiais e patrimônio

Valdomiro Rodrigues da Silva Neto · gerente
Larissa Di Ciero Ferradas · coordenadora
Angélica de Oliveira Divino
Daniel Pereira
Sergio Faria Lima
Victor Senciel
Vinícius Robson da Silva Araújo
Wagner Pereira de Andrade

Planejamento e operações

Rone Amabile
Vera Lucia Kogan

Recursos humanos

Higor Tocchio
Matheus Andrade Sartori

Tecnologia da informação

Ricardo Bellucci
Jhones Alves do Nascimento
Matheus Lourenço

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar