Home Arquivo Histórico

ARQUIVO BIENAL


Com mais de um milhão de documentos em torno das realizações das Bienais de São Paulo e seus desdobramentos na história da arte, o Arquivo Histórico Wanda Svevo, ou Arquivo Bienal, é um dos mais importantes repositórios documentais sobre a produção moderna e contemporânea na América Latina.

Bienal Apoio à pesquisa

O acervo do Arquivo Histórico Wanda Svevo é constituído por uma vasta documentação produzida e reunida pela Fundação Bienal de São Paulo, pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo e por seu fundador, Francisco Matarazzo Sobrinho, disponível para consultas presenciais ou virtuais.

Em caso de dúvidas, contate: arquivo.historico@bienal.org.br

Bienal Banco de dados online

Uma reunião de mais de 250 mil registros, entre documentos de fundos e coleções, imagens, obras, artistas e eventos.

Acesse agora o banco de dados

Arquivo Histórico Wanda Svevo


Concebido em 1955 por Wanda Svevo, então Secretária Geral do MAM-SP, para dar apoio à realização das Bienais, o Arquivo Bienal partiu da missão de se tornar um centro de referência em arte no século 20. Tombado em 1993 pelo Condephaat como bem cultural de interesse histórico, devido ao conteúdo de seu acervo, o arquivo está operando pelo tratamento integrado de sua documentação. Os critérios adotados para sua organização têm como fundamento a história da Fundação Bienal de São Paulo e dos eventos realizados por ela, destacando sua origem, processo de produção e as atividades que exercem.

Fundos


Francisco Matarazzo Sobrinho

Documentação de 1880 a 1981

Documentos provenientes do antigo Centro Cultural Francisco Matarazzo Sobrinho. Inclui documentação pessoal e de caráter administrativo relacionadas às suas atividades no MAM-SP, Fundação Bienal e outras instituições.

MAM

Documentação de 1948 a 1965

A criação e as atividades desenvolvidas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo em seus primeiros anos, incluindo o desenvolvimento das primeiras Bienais à criação da Fundação Bienal de São Paulo.

Fundação Bienal de São Paulo

Documentação de 1962 à atualidade

As Bienais de São Paulo e demais eventos e exposições promovidas pela Fundação. Inclui fichas de inscrição de artistas, fotografias, plantas, cartazes e documentação administrativa.


Coleções


Dossiês de Artistas

Documentos provenientes do antigo Centro Cultural Francisco Matarazzo Sobrinho. Inclui documentação pessoal e de caráter administrativo relacionadas às suas atividades no MAM-SP, Fundação Bienal e outras instituições.

Dossiês de Temas de Arte

Documentação relacionada a temas sobre arte em geral, instituições culturais, galerias, entre outros.

Biblioteca

Coleção formada a partir da pesquisa curatorial das Bienais de Arte e Arquitetura, além de permutas e doações de outras instituições. Inclui títulos sobre história e crítica de arte, arte-educação, catálogos de artistas, de bienais de arte, de exposições e de grandes mostras nacionais e internacionais.


Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar