Coletivo AMEM – Ball do Tempo

Instalação Denise Ferreira da Silva, andar roxo
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita
17 de setembro, 2023. 13h – 18h
No dia 17 de setembro, às 13h, acontecerá na 35ª Bienal de São Paulo a Ball do Tempo, proposta pelo Coletivo AMEM.
O Coletivo AMEM apresenta diferentes linguagens artísticas da cultura Ballroom, explorando as performatividades vogue, runway, chant, drag, realness e outras corporalidades. Formado por artistas, produtores e intelectuais negres LGBTQIA+ fomenta ações que estimulam a construção de redes afetivas de colaboração, enfrentando o racismo estrutural.
O Coletivo AMEM, pioneiro em produções artísticas e fomentos à visibilidade da comunidade preta LGBTQIAPN+ desde 2016, chega nos dias 16 e 17 de setembro pela primeira vez na 35ª Bienal de São Paulo com uma Ball que mergulha nas diversas linguagens artísticas da cultura Ballroom, explorando performatividades divididas em categorias como a dança vogue, runway, drag, fashion killa, entre outras. Todas entrelaçadas pelo tema “Tempo”, inspirado pelo pensamento da poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, que concebe o corpo como um testemunho da memória, do conhecimento e da história.
A Ball desenrola-se em 12 categorias temáticas onde diferentes houses da cena mainstream celebram danças furiosas, belezas revolucionárias, expressões musicais, oralidades e outras manifestações artísticas dissidentes. Acompanhadas por DJs, commentators e uma poderosa mesa de júri formada por lideranças da comunidade Ballroom Brasil, essas exibições oferecem um vislumbre cativante da vitalidade da cena Ballroom. Houses icônicas como, House of Ninja, House of Zion, House of Revlon, entre outras serão representadas por integrantes do Brasil.
Serviço
17 de setembro, 2023
domingo, 13h
Instalação Denise Ferreira da Silva, andar roxo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
admissão gratuita