Home Itinerância 35ª Bienal – Belém, PA

Itinerância 35ª Bienal – Belém, PA

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Museu de Arte de Belém

Praça Dom Pedro II, 2
Cidade Velha, Belém, PA

O Museu de Arte de Belém – MABE será o palco de uma seleção especial da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém por meio da FUMBEL – Fundação Cultural do Município de Belém. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na capital paraense, onde permanece aberta ao público de 3 de abril a 26 de maio. Ao todo, mais de dez cidades vão receber recortes pensados para cada uma delas, com Belém – a única localidade da região Norte – participando pela segunda vez consecutiva do programa de mostras itinerantes da Bienal.

Participam desta itinerância Deborah AnzingerEdgar CalelGabriel Gentil TukanoMAHKU e Nikau Hindin.

Agendamento de visitas mediadas para grupos escolares

3 abr – 26 mai 2024
ter – dom, 9h30, 11h30 e 13h30
Museu de Arte de Belém
Inscrições em https://link.bienal.org.br/agendamento-belem

Saiba mais.

Serviço

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Itinerância Museu de Arte de Belém
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
3 abr – 26 mai 2024
Museu de Arte de Belém
Praça Dom Pedro II, 2
Cidade Velha, Belém, PA
entrada gratuita

Outras agendas que fazem parte desse evento

Abertura da exposição com visita mediada

A abertura da itinerância da 35ª Bienal no Museu de Arte de Belém conta com visita mediada e evento de live painting em parceria com o Instituto Cultural Vale.

2 de abril, terça, 18h – 20h
Museu de Arte de Belém
entrada gratuita

Encontros sobre a publicação educativa da 35ª Bienal

A equipe de educação da Bienal propõe conversas e partilhas sobre e com os três movimentos da publicação, reconhecendo e integrando a dimensão processual, inacabada e aberta da educação. O encontro conta com partilhas dos gestos da equipe de educação e colaborações de artistas e autoras dos títulos, atravessados pelo pensamento da poeta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, da artista Rosana Paulino, da curadora e pesquisadora Sandra Benites e de Regina Aparecida Pereira e Cíntia Aparecida Delgado, lideranças do Quilombo Cafundó.

3 de abril, quarta, 10h – 11h30
Museu de Arte de Belém
inscrições em https://link.bienal.org.br/publicacao-belem
entrada gratuita

Encontros itinerantes da 35ª Bienal no Sesc Ver-o-Peso

A Fundação Bienal de São Paulo, em parceria com o Sesc Ver-o-Peso, convida para um encontro com coreografias do impossível ensaiadas, performadas e mobilizadas nos diversos territórios em que a exposição perpassa. Uma roda de conversa sobre educação, mediação, territórios e deslocamentos, com exibição de XAR – Sueño de Obsidiana [Sonho de Obsidiana], realizado pelo artista maia Edgar Calel e pelo cineasta brasileiro Fernando Pereira Santos. Filmado no interior do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, em São Paulo, onde ocorre a Bienal, o vídeo registra a caminhada de Calel pelo edifício, ora vestindo uma pele de onça, ora um moletom azul bordado com nomes de 22 línguas maias.

No encontro, o líder indígena e professor da UFPA, Almires Martins Machado, e as museólogas atuantes no setor de mediação e educação patrimonial em Belém, Adriele Bessa e Fernanda Jucá, ambas formadas pela UFPA.

4 de abril, quinta, 18h – 20h
Sesc Ver-o-Peso
Blvd. Castilhos França, 522/523
Campina, Belém, PA
inscrições em https://link.bienal.org.br/encontros-belem
entrada gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar