Home Mesa – Cozinha Ocupação 9 de julho – MSTC – Soberania alimentar

Mesa – Cozinha Ocupação 9 de julho – MSTC – Soberania alimentar

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Instalação Nadir Bouhmouch, Soumeya Ait Ahmed, andar roxo


Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

21 de outubro, 2023. 16h30

No dia 21 de outubro, como parte da programação pública da 35ª Bienal de São Paulo, acontecerá uma mesa com representantes da Cozinha Ocupação 9 de julho – MSTC sobre soberania alimentar. Os participantes da mesa serão Carmen Silva (Liderança do MSTC – Movimento Sem Teto do Centro), Elaine Cristina de Godoi (Terreiro Mãe Andreia), Carla Bueno (agrônoma, setor de produção do MST), Simone Gomes (cozinheira e educadora alimentar da cooordenação do Banquetaço e Gente é Pra Brilhar) e Marina de Pauli (agricultura agroecológica do Aroeira Agroecologia), com mediação de Gustavo Vidigal (sociólogo, milita na agroecologia desde 2017).

O MSTC – Movimento sem Teto do Centro nasceu na cidade de São Paulo no ano 2000 e trabalha para garantir o direito à moradia, saúde, educação e cultura a famílias de baixa renda. A Ocupação 9 de julho é um dos prédios geridos por este movimento, que devolve à sociedade os direitos garantidos pelo artigo Artigo 6º da Constituição Brasileira.

Serviço

Mesa – Cozinha Ocupação 9 de julho – MSTC – Soberania alimentar
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
21 de outubro, 2023
sábado, 17h
Espaço Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC, andar verde (mezanino)
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar