Home Oficinas para crianças com a ONG Estou Refugiado – Pintura de rostos com Lavi Israel, pintura de máscaras africanas com Paulo Chavonga e brincadeiras e danças com Prudence Kalambay

Oficinas para crianças com a ONG Estou Refugiado – Pintura de rostos com Lavi Israel, pintura de máscaras africanas com Paulo Chavonga e brincadeiras e danças com Prudence Kalambay

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Varanda Bienal


Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

15 de outubro de 2023. 10h – 13h

Para o mês da criança, a Fundação Bienal desenvolve uma série de atividades gratuitas voltadas a esse público na 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. Por meio de uma parceria com a ONG Estou Refugiado, nos dias 15 e 29 de outubro, serão apresentadas oficinas criativas de arte e cultura, que abrangem desde a pintura de máscaras africanas até a produção de bonecas de tecido, todas sob a orientação de artistas refugiados de diversas nacionalidades, que irão compartilhar suas experiências de vida. Essas oficinas proporcionam uma oportunidade para as crianças explorarem suas habilidades artísticas, ao mesmo tempo em que aprendem sobre as culturas e as histórias de vida de artistas refugiados.

No dia 15 de outubro de 2023, das 10h às 13h, acontecerão oficinas para crianças com a ONG Sou Refugiado, com pintura de rostos com Lavi Israel (República Democrática do Congo), pintura de máscaras africanas com Paulo Chavonga (Angola) e brincadeiras e danças com Prudence Kalambay (República Democrática do Congo). As oficinas acontecerão na Varanda Bienal, área externa do Pavilhão Ciccillo Matarazzo. As atividades são gratuitas.

Fundada em 2015, a ONG Estou Refugiado nasceu com o propósito de apoiar o acolhimento de estrangeiros que buscam refúgio no Brasil. Ao longo dos anos, a organização se empenhou em combater a desinformação e o preconceito em relação aos refugiados, atuando como intermediária entre os refugiados em busca de emprego e empresas que valorizam a diversidade. Além disso, a ONG também promove a conscientização sobre a questão dos refugiados por meio de projetos como o livro Histórias reais de mulheres em situação de refúgio no Brasil, o Totem Interativo e o projeto Cores do Mundo. A ONG Estou Refugiado está empenhada em promover inclusão, dignidade e oportunidades para aqueles com status de refugiados ou solicitantes de refúgio.

Serviço

Oficinas para crianças – ONG Estou Refugiado – Pintura de rostos com Lavi Israel, pintura de máscaras africanas com Paulo Chavonga e brincadeiras e danças com Prudence Kalambay
15 de outubro de 2023
domingo, 10h – 13h
Varanda Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar