Home Varanda Bienal – Sambas, Batuques e Cantorias, com Railídia

Varanda Bienal – Sambas, Batuques e Cantorias, com Railídia

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Varanda Bienal

15h – 17h

No sábado, 7 de outubro de 2023, acontecerá das 15h às 17h na Varanda Bienal, área externa do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, o show Sambas, Batuques e Cantorias, com cocos, sambas de bumbo, carimbós e música da tradição religiosa afro-brasileira, de Railídia.

Railídia nasceu na cidade de Almeirim, no Baixo Rio Amazonas, no Pará. É neta de João Valente de Carvalho, trabalhador da borracha, músico e luthier na cidade. Formada em jornalismo naquele Estado, estabeleceu fortes vínculos com rodas de samba em São Paulo em 1998, um ano após chegar à capital paulista. Ao lado do cantor Fernando Szegeri e do percussionista Paulinho Timor criou
em 1999 as bases do grupo Inimigos do Batente, roda de samba que se mantém ativa até os dias atuais da qual ela faz parte. Integrou (de 2004 a 2008) o grupo Bando Afromacarrônico, idealizado pelo músico Kiko Dinucci, e participou do elogiado Cd “Pastiche Nagô”. Em 2017 lançou o CD Cangalha
com um repertório de músicas inéditas em sua maioria, canções de domínio público e composições
autorais. Atualmente, Railídia se dedica à pesquisa de repertório em música brasileira, especialmente sambas, batuques e canções do norte e do sudeste. Com estilo de interpretação intenso, forjado nas rodas de samba, e buscando a diversidade de timbres, a cantora desenvolve espetáculos e rodas de cantorias em diversas frentes.

A apresentação musical Sambas, Batuques e Cantorias inclui canções do Pará, carimbós, sambas
e bumbás. Um repertório que visita a memória musical afetiva da cantora dos anos vividos no Estado natal. A performance canta e conta as histórias destes ritmos e dos autores da Amazônia contribuindo para diversificar a música executada na região sudeste do Brasil.

Serviço

Varanda Bienal – Sambas, Batuques e Cantorias, com Railídia
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
7 de outubro, 2023
sábado, 15h – 17h
Varanda Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar