Home Visitas temáticas com a equipe de educação da Bienal

Visitas temáticas com a equipe de educação da Bienal

image/svg+xml Livre para todos os públicos

No dia 2 de dezembro, acontecerá uma série de visitas temáticas propostas pela equipe de educação da Bienal, que consistem em percursos na exposição com focos específicos desenvolvidos pela equipe de mediação a partir das pesquisas e interesses surgidos ao longo do curso de formação.

Procure o Espaço de Mediação – Educação (piso verde), próximo à entrada da exposição, para inscrições 1h antes do início da visita. Sujeito a lotação (grupo de até 20 pessoas).

Duração: 2h

02 de dezembro (sábado), 11h
Da lama ao caos – A materialidade que transmuta a fabulação de uma ancestralidade futura
mediação: Iberê Terra

Partindo do verso “da lama ao caos, do caos à lama”, da música de Chico Science e Nação Zumbi, e da canção Da lama / Afrontamento, de Tássia Reis, a visita propõe abordar o elemento lama em sua materialidade, versatilidade e transformação. Um convite à finalização do mundo como conhecemos, vislumbrando a reconstrução através de conselhos de nossas mais velhas. Serão percorridas obras de artistas como Castiel Vitorino Brasileiro, Ibrahim Mahama, Marilyn Boror Bor e Rommulo Vieira Conceição. 

02 de dezembro (sábado), 15h
Encruzilhadas e ancestralidades
mediação: Leonel Vicente Mendes

A visita pretende discutir semelhanças e diferenças entre elementos presentes em símbolos e objetos de alguns grupos étnicos, principalmente de Guiné-Bissau, e de obras presentes na 35ª Bienal, como as de Ana Pi e Taata Kwa Nkisi Mutá Imê e Ayrson Heráclito e Tiganá Santana. Serão abordados ritos e cerimônias, como casamentos, funerais e outros eventos, que têm como objetivo criar um elo entre materialidade e espiritualidade coletiva.

02 de dezembro (sábado), 19h
Descolonização cultural no cinema: quem conta nossa história?
mediação: Cristina Mena 

A visita propõe discutir contra-narrativas no cinema, questionando representações simplistas e distorcidas de culturas não dominantes, povos originários, grupos racializados e pessoas com identidades de gênero diversas. Serão abordados trabalhos de artistas como Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, Kidlat Tahimik, Sarah Maldoror e Trinh T. Minh-ha, com base em seu texto De fora para dentro, de dentro para fora, presente no segundo movimento da publicação educativa da 35ª Bienal. 

 

 

Serviço

Visitas temáticas com a equipe de educação da Bienal
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
2 de dezembro, 2023
sábado, 11h, 15h e 19h
espaço de mediação, andar verde
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar