Home Visitas temáticas com a equipe de educação da Bienal

Visitas temáticas com a equipe de educação da Bienal

image/svg+xml Livre para todos os públicos

No dia 3 de dezembro, acontecerá uma série de visitas temáticas propostas pela equipe de educação da Bienal, que consistem em percursos na exposição com focos específicos desenvolvidos pela equipe de mediação a partir das pesquisas e interesses surgidos ao longo do curso de formação.

Procure o Espaço de Mediação – Educação (piso verde), próximo à entrada da exposição, para inscrições 1h antes do início da visita. Sujeito a lotação (grupo de até 20 pessoas).

Duração: 2h

3 de dezembro (domingo), 11h
A 35ª Bienal através dos sentidos do corpo
mediação: Anali Dupré e Giuliana Takahira

visita recomendada a pessoas maiores de 15 anos e destinada, primordialmente, mas não apenas, a pessoas cegas e com baixa visão

Dentre as diversas coreografias do impossível presentes na 35ª Bienal, encontramos obras que provocam, desafiam e estimulam diferentes sentidos, como as de Ayrson Heráclito e Tiganá Santana e de Daniel Lie. Cheiros, toques, sons e visualidades se mesclam em uma mostra diversa e acessível. Além dos trabalhos expostos dentro do pavilhão, o parque Ibirapuera também atua como disparador, propondo outras explorações através de árvores, grama, galhos, terras e águas. Partindo desses estímulos, a ação busca aliar o espaço interno e externo do pavilhão, convidando visitantes a uma atividade sensorial. 

3 de dezembro (domingo), 15h
Manto do invisível: mistério e memória em produções têxteis
mediação: Mira Lima

O que esconde o manto do invisível? A visita convida os públicos à poética e prática da materialidade têxtil, abordando questões como: o que a indumentária pode ou deve cobrir, sua memória histórica e afetiva e quais procedimentos são mobilizados para (in)visibilizar certos corpos e produções em detrimento de outros. Serão discutidos trabalhos de Arthur Bispo do Rosário, Coletivo Ayllu, Judith Scott e Sônia Gomes. Ao fim, será realizado o convite para a criação de um manto, com pontos simples de costura e alfinete, que esconda/visibilize questões pertinentes para as pessoas envolvidas na prática. 

 

Serviço

Visitas temáticas com a equipe de educação da Bienal
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
3 de dezembro, 2023
domingo, 11h e 15h
espaço de mediação, andar verde
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar