• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Correspondência #13

8 dez 2020

Correspondência #13

Video still <i>Sophia's dream</i> (2min10sec), by Lydia Ourahmane. Courtesy of the artist
Video still Sophia's dream (2min10sec), by Lydia Ourahmane. Courtesy of the artist

Ao longo do processo de construção da 34ª Bienal de São Paulo, sua equipe curatorial, artistas participantes e autores, através de uma série de correspondências, refletem direta e indiretamente sobre o desenvolvimento da exposição. Ao invés de um texto, a artista Lydia Ourahmane contribui com um vídeo, Sophia’s dream, que de certa forma reflete sobre a maneira como a própria bienal, nas palavras da artista, “fala tão diretamente de som, vento e canto”.

Filmado em Frioul, um arquipélago perto da costa de Marselha, onde reside atualmente, Sophia’s dream é etéreo e intangível como grande parte do trabalho de Lydia, e ao mesmo tempo consegue ser “urgente, aberto, sem revisar, ou pelo menos concebido nesse espírito. Como as correspondências sempre deveriam ser”.

sonho: Sophia Al-Maria, harpa: Lydia Ourahmane

Transcrição e tradução

Uma noite dessas tive esse sonho engraçado sobre baleias jubarte… elas estavam se extinguindo e eu olhava em um mapa e tentava juntar informações de algum lugar com essas linhas… essas linhas vermelhas no mapa que mostravam algo assim como as frequências sonoras… frequências muito altas do canto de uma baleia jubarte… começavam a vir para a terra porque estavam tentando comunicar com a gente desde o mar profundo, profundo, profundo. E a sensação era muito real… parecia realmente de verdade, eu meio que vacilava, como se eu tivesse… pernas de mar… desde.

Leia também


Acessar +bienal
Gloria Anzaldúa, “Transparencies for Gigs”, drawing 4 [“Transparências para apresentações”, desenho 4], sem data Fac-símile 21,6 x 27,9 cmCortesia de The Gloria E. Anzaldúa Literary Trust & Benson Latin American Collection, LLILAS Benson Latin American Studies and Collections, The University of Texas at Austin
Artigos7 nov 2023

E m b o s c a d a imaginada para idear o erro

danie valencia sepúlveda escreve um ensaio para +bienal a partir de provocações da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível

Saber mais
Notícias4 nov 2023

Comunicado: Parque Ibirapuera reaberto

Informamos que amanhã, 5 de novembro, a 35ª Bienal de São Paulo abrirá normalmente, das 10h às 19h. Ao longo do dia, a dupla Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. realizará a performance Frestas. A apresentação musical que ocorreria na Varanda Bienal foi suspensa. A entrada é gratuita. Esperamos vocês!

Saber mais
Notícias3 nov 2023

Comunicado: Parque Ibirapuera fechado no dia 4 de novembro

Neste sábado, 4 de novembro, a 35ª Bienal de São Paulo estará excepcionalmente fechada devido à interdição do Parque Ibirapuera para o restabelecimento das condições de visitação após as fortes chuvas e rajadas de vento desta sexta-feira. Aguardamos vocês assim que a situação estiver normalizada!

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar