Tomie Ohtake, 100 anos
Dossiê apresenta retrospectiva sobre as participações da artista nas Bienais desde a 6ª edição
Dossiê apresenta retrospectiva sobre as participações da artista nas Bienais desde a 6ª edição
Eventos gratuitos contam com show de José Miguel Wisnik, ateliês com o artista Paulo Von Poser, filmes e debates sobre artistas brasileiros processo de criação artística.
Report on 31st Bienal Open Meeting held in Porto Alegre, on 11 October 2013, by Michele Sommer.
Baixe aqui o material educativo da mostra 30 × bienal. O material conta com 6 cadernos, 49 fichas de artistas, 23 pistas educativas e 1 linha do tempo do Educativo Bienal
Venha conhecer o Ateliê Espaço de Criação das Formas que está aberto ao público espontâneo aos sábados das 11h às 14h e das 15h às 18h
Intitulado Ferramentas para organização cultural, o workshop abre vagas para 15 jovens curadores, críticos ou agentes culturais.
A 31ª Bienal de São Paulo vem sendo concebida pela equipe internacional de curadores em colaboração com as equipes internas da Fundação Bienal.
Relato do Encontro Aberto da 31ª Bienal em Porto Alegre, em 11/10/2013, no Santander Cultural.
Raimundo Rodrigues é o responsável por uma das obras que é destaque dessa mostra: Ondas paradas da Probabilidade, de Mira Schendel. Conheça a história dele no post.
Vídeo de 12 minutos produzido pela Mira Filmes relaciona os artistas brasileiros presentes em 30 × Bienal e retoma edições históricas do evento.
Milhares de fios de náilon suspensos, fixados numa área de 5 m² disposta no teto, compõem a misteriosa Ondas Paradas de Probabilidade (1969) de Mira Schendel. Na parede, um salmo do Antigo Testamento acompanha a obra, como um enigma a ser desvendado…
Letras, linhas, lã, contas, durex, adesivos, copinhos de plástico, móveis, papéis. Figuras projetadas, desenhos e muitos materiais vermelhos. Aliás, tudo vermelho.
Para o visitante aproveitar melhor a mostra 30 × bienal, o Educativo entrevistou a gerente do espaço expositivo Anna Riso, que deu dicas importantes. Confira, e boa visita!
Em 1973, Antonio Manuel alterou as manchetes de uma série de jornais O Dia e os recolocou para distribuição e venda no Rio de Janeiro. Não seria a primeira vez que o público brasileiro seria impactado pela ousadia do artista…
Receba a Newsletter da Bienal