Home Ativação – Guadalupe Maravilla – Sound Baths Ceremony

Ativação – Guadalupe Maravilla – Sound Baths Ceremony

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Instalação Guadalupe Maravilla, andar azul


Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP

5 de setembro, 2023. 9h – 10h
7 de setembro, 2023. 9h – 10h
9 de setembro, 2023. 9h – 10h

Nos dias 7 e 9 de setembro, das 9h às 10h, acontecerá Sound Baths Ceremony, uma ativação proposta por Guadalupe Maravilla. Com a colaboração da terapeuta Miralva Swaby, o artista combina suas experiências marcadas pelos trânsitos migratórios e pela sobrevivência do câncer com conhecimentos indígenas para criar rituais de cura através do som.

Durante o tratamento contra o câncer, Maravilla conheceu a terapia sonora, uma prática de cura que utiliza vibrações produzidas por gongos. Segundo o artista, essa prática “limpa a água do nosso corpo, que pode carregar estresse, impurezas e, em alguns casos, doenças”. Agora um experiente praticante da cura pelo som, Maravilla realiza regularmente imersões sonoras terapêuticas para diferentes públicos. Os gongos tocados pelo artista e seus colaboradores são sintonizados em frequências específicas e criam uma paisagem sonora imersiva.

O banho de som terá a duração de uma hora, com chegada às 8h45 e início às 9h. Será realizado na instalação escultórica do artista na 35ª Bienal de São Paulo, no andar azul (3º pavimento). A entrada tardia não será permitida. O público poderá sentar ou deitar, em tapetes de yoga fornecidos pela Bienal. Observe que os banhos de som envolvem níveis de ruído sustentados, de volumes variados. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis.

Este evento necessita de inscrição prévia. Admissão gratuita.

Inscreva-se:
7 de setembro
9 de setembro

Serviço

Sound Baths Ceremony – Guadalupe Maravilla
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
7 e 9 de setembro, 2023
9h – 10h
Instalação Guadalupe Maravilla, andar azul
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
Inscrições para o dia 7 e 9
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar