Home Sauna Lésbica – Tortilleras 2 – convergências lesbo-poéticas – Formigão e Elizabeth Mennezes, mediação de Bárbara Esmenia

Sauna Lésbica – Tortilleras 2 – convergências lesbo-poéticas – Formigão e Elizabeth Mennezes, mediação de Bárbara Esmenia

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Lounge Bienal


Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

14 de outubro, 2023. 15h – 16h30

No dia 14 de outubro, às 15h, acontecerá na Sauna Lésbica a mesa Tortilleras 2 – convergências lesbo-poéticas, com Formigão e Elizabeth Mennezes e mediação de Bárbara Esmenia.

Projeto criado por Bárbara Esmenia que busca promover a presença e difusão de obras de escritoras e cantoras brasileiras em cruzamento com o de escritoras e cantoras de outras localidades de Abya Yala (América Latina). Surgido com o intuito de expandir o conhecimento de poetas e cantoras lésbicas desse território, Tortilleras fricciona convergências e divergências nas obras das artistas. 

Nesta edição, Formigão dialoga com a obra de Val Flores (Argentina) e Elizabeth Mennezes com a obra de Chavela Vargas (Costa Rica/México).

Formigão é sapatão oníriko (ele/dele) da Zona Sul de São Paulo. É poeta e fanzineiro nas Edições Formigueiro, organizador do sarau Fetiche ou poema? e autor do livro afro latina (2018).

Elizabeth Mennezes canta, compõe, arranja e toca diversos instrumentos. De Ubatuba, litoral norte de São Paulo, suas referências passeiam pelo samba-jazz, jazz e bossa, pensadas a todo momento como cama para os toques percussivos de terreiro, uma miscelânea que, por sua vez, vem do mesmo lugar: o canto negro e o toque negro. Vê sua escrita e seu canto assim, compostos junto às suas vulnerabilidades e à sua ancestralidade, algo que respinga e que protege. Atualmente, dedica-se à produção de suas músicas, aulas de canto, direção musical para artistas e também à arquitetura.

Bárbara Esmenia é escritora, dramaturga e curinga do Teatro do/as Oprimido/as. É uma das artistas desta edição da Sauna Lésbica.

Sauna Lésbica é um movimento coletivo para a celebração de afetividades pretas lésbicas e sapatões e espaço prazeroso, seguro e provocativo para experienciar a política, o espiritual e o profano, para amar e acolher.

Serviço

Sauna Lésbica – Mesa – Tortilleras 2 – convergências lesbo-poéticas, com Formigão e Elizabeth Mennezes, mediação de Bárbara Esmenia
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
14 de outubro, 2023
sábado, 15h
Lounge Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


27 jan 2024

Itinerância 35ª Bienal – Rio de Janeiro, RJ image/svg+xml

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade.

Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Saiba mais

5 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – São José do Rio Preto, SP image/svg+xml

A cidade de São José do Rio Preto, na região noroeste do estado de São Paulo, será palco de um dos recortes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra desembarca na cidade em 5 de março e permanecerá até 26 de maio. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição foi um sucesso em 2023, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica.

Endereço:
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto, SP
Saiba mais

Abertura da itinerância

Abertura: 5 de março às 19h (aberto ao público)

12 mar 2024

Itinerância 35ª Bienal – Curitiba, PR image/svg+xml

Curitiba será o palco de uma das mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição desembarca na cidade, onde permanece aberta ao público de 12 de março a 26 de maio. A cidade receberá um dos maiores recortes da mostra fora de São Paulo.

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico, Curitiba, PR
Saiba mais

Ação educativa

No dia 13 de março, às 19h, haverá uma ação educativa relacionada à exposição, no Miniauditório do Museu. O MON irá receber a equipe de educação da 35ª Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação.

Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar