Sauna Lésbica – Tortilleras 2 – convergências lesbo-poéticas – Formigão e Elizabeth Mennezes, mediação de Bárbara Esmenia
Lounge Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita
14 de outubro, 2023. 15h – 16h30
No dia 14 de outubro, às 15h, acontecerá na Sauna Lésbica a mesa Tortilleras 2 – convergências lesbo-poéticas, com Formigão e Elizabeth Mennezes e mediação de Bárbara Esmenia.
Projeto criado por Bárbara Esmenia que busca promover a presença e difusão de obras de escritoras e cantoras brasileiras em cruzamento com o de escritoras e cantoras de outras localidades de Abya Yala (América Latina). Surgido com o intuito de expandir o conhecimento de poetas e cantoras lésbicas desse território, Tortilleras fricciona convergências e divergências nas obras das artistas.
Nesta edição, Formigão dialoga com a obra de Val Flores (Argentina) e Elizabeth Mennezes com a obra de Chavela Vargas (Costa Rica/México).
Formigão é sapatão oníriko (ele/dele) da Zona Sul de São Paulo. É poeta e fanzineiro nas Edições Formigueiro, organizador do sarau Fetiche ou poema? e autor do livro afro latina (2018).
Elizabeth Mennezes canta, compõe, arranja e toca diversos instrumentos. De Ubatuba, litoral norte de São Paulo, suas referências passeiam pelo samba-jazz, jazz e bossa, pensadas a todo momento como cama para os toques percussivos de terreiro, uma miscelânea que, por sua vez, vem do mesmo lugar: o canto negro e o toque negro. Vê sua escrita e seu canto assim, compostos junto às suas vulnerabilidades e à sua ancestralidade, algo que respinga e que protege. Atualmente, dedica-se à produção de suas músicas, aulas de canto, direção musical para artistas e também à arquitetura.
Bárbara Esmenia é escritora, dramaturga e curinga do Teatro do/as Oprimido/as. É uma das artistas desta edição da Sauna Lésbica.
Sauna Lésbica é um movimento coletivo para a celebração de afetividades pretas lésbicas e sapatões e espaço prazeroso, seguro e provocativo para experienciar a política, o espiritual e o profano, para amar e acolher.
Serviço
14 de outubro, 2023
sábado, 15h
Lounge Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
admissão gratuita