Sauna Lésbica – Tortilleras – convergências lesbo-poéticas, com Joana Côrtes, Jadsa e Raíssa Éris Grimm Cabral, mediação de Bárbara Esmenia

Lounge Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita
1 de outubro, 2023. 15h – 16h30
No dia 1 de outubro, às 15h, acontecerá na Sauna Lésbica a mesa Tortilleras – convergências lesbo-poéticas, com as convidadas Joana Côrtes, Jadsa e Raíssa Éris Grimm, com mediação de Bárbara Esmenia.
Tortilleras é um projeto criado por Bárbara Esmenia que busca promover a presença e difusão de obras de escritoras e cantoras brasileiras em cruzamento com o de escritoras e cantoras de outras localidades de Abya Yala (América Latina). Surgido com o intuito de expandir o conhecimento de poetas e cantoras lésbicas desse território, Tortilleras fricciona convergências e divergências nas obras das artistas.
Nesta edição, Joana Côrtes dialoga com a obra de Cristina Peri Rossi (Uruguai), Jadsa com a obra de Leci Brandão e Raíssa Éris Grimm com a obra de Mariana Queiroz (Brasil).
Joana Côrtes é poeta preta sapatã sergipana, saliente e sibite das águas salobras de Aracaju. Toca agogô e integra a nação-quilombo afro-brasileira Ilú Obá de Min, em São Paulo. Jornalista de cultura na Rádio Nacional e mestra em história social, é autora dos livros Linha de arrebentação (2021), Cospe-fogo (2019) e Dossiê Itamaracá (2015).
Jadsa é baiana de Salvador, cantora, compositora, guitarrista e diretora musical. Iniciou sua carreira profissional colaborando com trilhas sonoras para o Teatro Vila Velha, em Salvador. Suas principais referências artísticas passeiam pela MPB, rock, blues, jazz e neo-soul. Com seu primeiro álbum, Olho de vidro, Jadsa recebeu duas indicações ao Prêmio Multishow 2021, nas categorias “artista revelação” e “álbum do ano”. Esteve presente também no topo das principais listas de melhores discos do ano, incluindo o Prêmio APCA 2021.
Raíssa Éris Grimm Cabral. Lésbica não-monogâmica. Andarilha geográfica, mora atualmente na cidade de Olinda, no Recife. Pesquisa conexões entre groove e palavra através da poesia, do violão e do contrabaixo elétrico. Costura encantos de afeto, cura e desobediência em seu trabalho. É autora do livro Sapa profana (2018) e doutora em psicologia pela UFSC.
Bárbara Esmenia é escritora, dramaturga e curinga do Teatro do/as Oprimido/as. É uma das artistas desta edição da Sauna Lésbica.
Sauna Lésbica é um movimento coletivo para a celebração de afetividades pretas lésbicas e sapatões e espaço prazeroso, seguro e provocativo para experienciar a política, o espiritual e o profano, para amar e acolher.
Serviço
1 de outubro, 2023
domingo, 15h
Lounge Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
admissão gratuita