Home Vapor de ideias – Sauna Lésbica em conversa com Jurema/Nicinha, mediação de Beth Beli

Vapor de ideias – Sauna Lésbica em conversa com Jurema/Nicinha, mediação de Beth Beli

image/svg+xml Livre para todos os públicos
Lounge Bienal


Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

9 de setembro, 2023. 15h30

No dia 9 de setembro, sábado, às 15h30, acontecerá no Lounge Bienal uma conversa entre Sauna Lésbica, Jurema e Nicinha, como parte da programação Vapor de ideias.

Neste encontro, ouviremos a história de Nicinha e Jurema, duas mulheres negras, lésbicas e periféricas, casadas há mais de quarenta anos. Sua história de amor foi retratada na série documental Meu amor – Seis histórias de amor verdadeiro.

Elisabeth Belisario – Beth Beli é diretora musical, e há mais de 18 anos preside e atua na regência do Bloco Ilú Obá De Min, com mais de 400 mulheres na sua maestria. Iniciou sua carreira com 17 anos de idade hoje já se encontra com 55 anos. Por sua sorte ainda teve o prazer de trabalhar com Elza Soares, Lia de Itamaracá e Nega Duda sua madrinha.

Sauna Lésbica é um movimento coletivo para a celebração de afetividades pretas lésbicas e sapatões e espaço prazeroso, seguro e provocativo para experienciar a política, o espiritual e o profano, para amar e acolher. 

Serviço

Vapor de Ideias – Sauna Lésbica em conversa com Jurema e Nicinha
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
9 de setembro, 2023
sábado, 15h30
Lounge Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Saiba mais


25 jan 2025

Evento sem inscrição

Pavilhão aberto 2025 image/svg+xml

Programação gratuita no Pavilhão Ciccillo Matarazzo reúne música, arte, visitas mediadas e videomapping para dar início às atividades da Fundação Bienal de São Paulo em 2025.

Endereço:
Parque Ibirapuera, portão 3
São Paulo, SP
Saiba mais

Treinão da São Silvestre na Bienal

Caravana Lúdica de Jogos do Mundo

Visita patrimonial

Conversa “Expansão do acesso aos arquivos como prática de educação patrimonial”

Oficina de vídeo mapping com Achiles Luciano

Lançamento do 3º movimento da publicação educativa da 35ª Bienal

Performance “São Paulo me leva/Hoje vou festejar contigo”, com Bateria 013 e Achiles Luciano

11 fev 2025

36ª Bienal – Invocação #3 – Zanzibar – Mawali–Taqsim: Improvisação como espaço e tecnologia da humanidade image/svg+xml

A 36ª Bienal de São Paulo segue sua jornada global com a terceira Invocação, intitulada Mawali–Taqsim: Improvisação como espaço e tecnologia da humanidade, que acontecerá em Zanzibar de 11 a 13 de fevereiro de 2025. A Invocação será sediada pelos espaços Maru Maru e Golden Tulip Stonetown Boutique, em parceria com a Dhow Countries Music Academy (DCMA).

Endereço:
Gizenga St, P.O. Box 4053, Zanzibar, Tanzânia
Malindi Road, P.O. Box 271 Zanzibar, Tanzânia
Saiba mais

12 abr 2025

36ª Bienal – Invocação #4 – Tóquio – Bukimi no Tani (不気味の谷): O vale da estranheza – A afetividade do humanoide image/svg+xml

Intitulada Bukimi no Tani (不気味の谷): O vale da estranheza – A afetividade do humanoide, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2025 e explora a complexa relação entre humanos e máquinas, por meio de práticas sonoras, performáticas e visuais. A programação é coorganizada pela equipe conceitual da 36ª Bienal, Kanako Sugiyama e Andrew Maerkle, com consultoria de Jordan A.Y. Smith para o programa de poesias. As atividades acontecerão em três locais distintos: The 5th Floor; Sogetsu Kaikan; e 21 KOMCEE West Lecture Hall, Universidade de Tóquio, Campus Komaba (em parceria com a ACUT).

Endereço:
3 Chome-3-9 Ikenohata 5F, Taito-ku, Tóquio, Japão
7 Chome-2-21 Akasaka, Minato City, Tóquio, Japão
3 Chome-8-1 Komaba, Meguro City, Tóquio, Japão
Saiba mais
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar