menu
busca
15 Set 2021
Nos bastidores da Bienal
Fundação Bienal de São Paulo lança websérie sobre os bastidores das Bienais de arte, com patrocínio da Bloomberg

A Bienal de São Paulo é a maior exposição de arte contemporânea do hemisfério sul e a segunda mais antiga do mundo. Cada uma de suas edições é assunto de incontáveis notícias no Brasil e no mundo, mas pouco se sabe sobre o que é necessário para que este grande evento aconteça, quais são as equipes envolvidas em sua realização e o que acontece, na Fundação Bienal, entre as edições da mostra. Para apresentar os bastidores da Bienal para estudantes e público em geral, dando visibilidade aos profissionais de diversas formações que trabalham na instituição, a Fundação Bienal de São Paulo lançou, no dia 10 de novembro, a websérie “Por dentro da Bienal de Arte de São Paulo”, patrocinada pela Bloomberg, um dos principais parceiros da instituição.

Composta por seis episódios de aproximadamente cinco minutos e um teaser, a websérie se debruça pelos bastidores da realização de uma Bienal de São Paulo para responder perguntas como: O que é uma Bienal, e por que ela é diferente de um museu ou uma galeria? Quem escolhe as obras? Como elas chegam até o Pavilhão da Bienal? O que acontece com elas depois da exposição? Quais são os profissionais que fazem a Bienal acontecer? Para tirar essas e outras dúvidas, artistas, curadores, pesquisadores, arquitetos e profissionais da cultura foram convidados para dar depoimentos sobre seu trabalho e sua relação com a Bienal.

Esses depoimentos aparecem em meio a uma narração descontraída, ilustrada por animações, imagens do Arquivo Histórico da Bienal e referências visuais variadas (inclusive acenos a grandes obras do cinema), montados em uma edição dinâmica e despretensiosa. Os episódios são lançados semanalmente, a partir de 10 de novembro de 2021, e todos contam com legendas em inglês e interpretação em Libras, tornando-o acessível a diversos públicos.

Confira abaixo! 




No primeiro episódio, “O que é uma Bienal”, explicamos o que é uma Bienal, como ela é diferente de um museu ou de uma galeria, e contamos alguns momentos marcantes desses 70 anos de história. Assista aqui!



Cada edição da Bienal de São Paulo é composta por inúmeras obras e artistas do mundo todo, mas como é feita essa escolha? Qual o trabalho de um curador? Como é o processo de trazer obras de diversos locais do mundo para o Pavilhão da Bienal? Essas e outras curiosidades são respondidas no segundo episódio "A escolha das obras", confira!

No terceiro episódio, "O transporte das obras", aprendemos todos os cuidados necessários para trazer as obras de arte ao Pavilhão da Bienal, e conhecemos alguns dos inúmeros profissionais envolvidos neste processo!